É quase unânime: 88% dos viajantes brasileiros são apaixonados por praias. E, mais do que isso, pelas nossas praias: 97% prefere os destinos litorâneos brasileiros aos estrangeiros. As conclusões são da Booking.com, que realizou uma pesquisa com 1.206 entrevistados em julho de 2022.
Inclusive, o amor pelo beira-mar é tamanho que 82% das pessoas que não moram no litoral se mudariam para um destino de praia no futuro – possibilidade que se tornou mais palpável nos últimos anos, com a normalização do home office.
Enquanto o sonho não sai do papel, um terço dos brasileiros viaja para um destino de praia pelo menos uma vez a cada três meses. O destino geralmente é a praia mais próxima: afinal, 66% dos entrevistados disseram fazer esses descolamentos de carro mesmo.
Mas qual o cantinho mais cobiçado pelos brasileiros em nosso litoral, que tem quase 7.500 quilômetros de extensão? O Nordeste, é claro. O Ceará despontou como o estado mais cobiçado pelos brasileiros para uma próxima viagem à praia, seguido por Alagoas, Bahia, Maranhão e Pernambuco.
A preferência nacional é por praias tranquilas, mas que possuem alguma estrutura de serviços (56%). Porém, o gosto por praias badaladas ainda é significativa: dois em cada cinco entrevistados (39%) disseram preferir destinos com essa característica. Já as praias desertas, com pouca ou nenhuma estrutura, são mais apreciadas por quem mora no Sul (11%) e no Norte (8%) do país.
A pesquisa também investigou os hábitos dos brasileiros na areia. Por aqui, nenhuma novidade: protetor solar (94%), óculos escuros (78%), guarda-sol (56%), cadeiras de praia (55%), lanches e bebidas (53%) são os itens que não podem faltar na bolsa nos viajantes. As comidas preferidas para beliscar são peixes e frutos do mar (76%), sorvete (44%), frutas (39%) e espetinhos (35%). E, como já dizia a canção, para beber com pé na areia, caipirinha (30%), água de coco (80%) e cervejinha (61%).
Por fim, a Booking.com levantou quais são as melhores da praia do Brasil segundo os próprios brasileiros. A maioria delas está, mais uma vez, no Nordeste. Veja o ranking a seguir:
1. Praia do Sancho, Fernando de Noronha (PE)
Eleita a melhor praia do país, o destino no arquipélago pernambucano é acessado pelo mar ou por uma escadinha estreita dentro de uma fenda, com degraus íngremes. Mas a descida vale a pena: além da bela paisagem, a baía abriga bancos de corais e uma rica fauna marinha, visíveis em mergulhos com snorkel ou passeios de barco. Veja nosso guia de Fernando de Noronha.
2. Praia de Jericoacoara, Jijoca de Jericoacoara (CE)
A principal praia de Jericoacoara possui ótima estrutura de clubes e bares, não raro com deques de madeira e espreguiçadeiras de frente para o mar. Dali mesmo dá para assistir às manobras de kite e windsurfe que fizeram a fama do lugar petiscando ou tomando um drink. No final do dia, todos se deslocam para a Duna do Pôr do Sol para ver o astro sumindo no mar. Confira mais dicas de Jericoacoara.
3. Praia de Muro Alto, Ipojuca (PE)
Em Porto de Galinhas, a Praia de Muro Alto é endereço de alguns dos resorts mais luxuosos da cidade e destino dos passeios de buggy. Ali, uma barreira de corais forma um verdadeiro lago de águas calmas e os ventos atraem caiaques e pranchas de windsurfe. Veja um perfil de cada uma das praias de Porto de Galinhas.
4. Praia do Pontal do Atalaia, Arraial do Cabo (RJ)
A Praia do Pontal do Atalaia impressiona com mar azul-clarinho, ótimo para mergulho, e areia branquíssima. Não à toa, esse trecho do litoral carioca é apelidado de “Caribe brasileiro”. O acesso por terra é feito por uma escada íngrime no Morro do Atalaia, mas o lugar também é ponto de parada de vários passeios de barco. Veja um guia de Arraial do Cabo.
5. Praia de Antunes, Maragogi (AL)
A Praia de Antunes é uma das mais cobiçadas de Maragogi. Ali, quando a maré está em seu nível mais baixo, é possível andar vários metros mar adentro com a água batendo na canela. Aliás, entender a tábua de marés é essencial para ter uma boa experiência nesse destino alagoano: explicamos tudo sobre o assunto aqui.