Por Adrian Medeiros
Atualizado em 19 dez 2016, 09h44 - Publicado em 31 out 2011, 17h33
Paisagem outonal do Boston Public Garden (Thinkstock/)
1/28 Paisagem outonal do Boston Public Garden. Com projeto datado de 1837, ele se localiza no coração da cidade e está entre os passeios favoritos dos moradores da cidade, com seu clima arejado e diversas espécies de árvores, flores e plantas (Thinkstock)
2/28 A beleza do Boston Public Garden, com suas diversas espécies de árvores, flores e plantas (Jeff Gunn/Flickr/Creative Commons)
3/28 Visão aérea da bela Igreja First Church of Christ Scientist, na Avenida Huntington. Erguida no século 19, ela mistura elementos clássicos e renascentistas em sua arquitetura (Thinkstock)
4/28 Ruas históricas de Beacon Hill. O bairro é super organizado e repleto de construções antigas bem conservadas (Thinkstock)
5/28 Os jardins que cercam Boston dão cores e um clima arejado à cidade (camphellview 13 Creative Commons)
6/28Fenway Park, casa do time de beisebol Boston Red Sox. O roteiro é ideal para os amantes do esporte (Thinkstock)
7/28 O famoso estádio Fenway Park tem mais de 100 anos! (Boston Convention & Visitors Bureau)
8/28 TD Garden, ginásio da NBA que é casa do orgulho da cidade, os Boston Celtics. Além de valorizar as universidades, Boston é conhecida por ter o esporte como uma de suas principais identidades (Elsa/Getty Images)
9/28 Para conhecer os pontos históricos de Boston, basta caminhar os quatro quilômetros da Freedom Trail, uma trilha que passa por dezesseis locais onde se desenvolveu parte da história da cidade. (Medioimages/Photodisc)
10/28Skywalk Observatory, no 50º andar da Prudential Tower. O edifício oferece uma bela visão panorâmica da cidade de Boston, com todos os seus prédios (Luna Kalil)
11/28 A Universidade de Harvard, uma das mais importantes instituições do mundo, é aberta ao público. Seus prédios e corredores podem ser explorados livremente pelos visitantes (Luna Kalil)
13/28 O gigantesco Museum of Fine Arts tem galerias de arte contemporânea e exibições com obras de períodos clássicos (Museum of Fine Arts)
14/28 Visitantes observam tartaruga marinha no New England Aquarium, uma das melhores atrações da cidade para famílias com crianças (S. Cheng)
15/28 No Isabella Stewart Gardner Museum, obras de grandes nomes da arte, como Botticelli e Degas, disputam a atenção do visitante (Nic Lehoux)
16/28 A cidade de Boston tem um vasto sistema de empréstimo de bicicletas (Luna Kalil)
17/28 O Boston Commom é considerado o parque mais antigo dos Estados Unidos. Por aqui, diversos esquilos surgem para posar para as lentes de fotógrafos amadores (Luna Kalil)
18/28 O centro de informações do parque Boston Commom (Luna Kalil)
19/28Museum of Science: brinquedos interativos e engenhocas divertem adultos e crianças. As sessões exibidas no planetário também são uma óima pedida (Luna Kalil)
20/28 Grupo de turistas na frente do ICA - Institute of Contemporary Art. O prédio é um verdadeiro ícone arquitetônico da cidade e reúne mostras interessantes ao longo de seus dois andares (Luna Kalil)
21/28 Vista do Faneuil Hall, uma das atrações mais famosas da cidade. Em seu entorno, há lojinhas de marcas famosas como a Victorias Secret e a Urban Outfitters (Luna Kalil)
22/28 A área do Faneuil Hall é usada como ponto de encontros e vendas desde 1742 (iStock)
23/28 O Quincy Market tem mais de quarenta opções de lanchonetes e restaurantes. Vale dar uma pausa nos passeios para almoçar por aqui (iStock)
24/28 O Quincy Market tem várias vendinhas e barracas e é um lugar muito frequentado para compras durante a noite (iStock)
25/28 O State House, em Boston, é a sede do governo de Massachusetts. Construído em 1713, o prédio foi erguido com elementos da arquitetura georgiana (Thinkstock)
26/28 Boston é uma das melhores cidades americana para se conhecer a pé. Seus bairros mais tranquilos são Haymarket, Bay Village e Chinatown. Por ser cercada de colinas, a cidade proporciona uma bela paisagem para seus moradores e visitantes (Thinkstock)
27/28 Praça Christian Science, onde localiza-se a bela igreja homônima - um dos principais pontos turísticos da cidade (Bill-Damon/Flickr/Creative-Commons)
28/28 Vale a pena passear por Boston e se impressionar com a história e imponência local (Thinkstock)
Embora esteja a três horas de carro de Nova York, Boston pouco se parece com sua vizinha. Fundada pelos ingleses em 1630, é uma das mais antigas cidades americanas e, durante o domínio britânico, foi o mais importante centro cultural dos Estados Unidos.
Imigrantes, sobretudo irlandeses, foram atraídos para lá durante os séculos 19 e 20. Hoje, pouco mais de 700 mil cidadãos vivem entre prédios modernos, mas sem abrir mão de sua importância histórica. O metrô, o mais antigo do país, data de 1897, e seu jardim botânico, de 1837, também detém o título de mais velho.
Em quatro quilômetros, estão reunidos dezesseis pontos de séculos passados na Freedom Trail. A tecnologia e os estudos, porém, também fizeram a fama da cidade. É lá, por exemplo, que estão a Universidade de Harvard (mais exatamente em Cambridge, a cerca de 20 minutos do centro) e o MIT (Massachusetts Institute of Technology), centro de pesquisas que abriga grandes gênios do planeta. Por isso, se vê tantos jovens nas ruas, nas lojas, nos bares e perambulando pela agradável região de Faneuil Hall. Se escolher o inverno como época da visita, prepare-se: o frio é congelante.
A cidade possui uma cultura esportiva que beira o fanatismo, em permanente rivalidade com as equipes nova-iorquinas. A região de Boston é a única do país a conquistar títulos recentes nas quatro grandes ligas esportivas do continente, com os Bruins (hóquei), New England Patriots (futebol americano), Celtics (basquete) e os Red Sox (beisebol).
COMO CHEGAR
Não há vôos diretos entre o Brasil e Boston. A forma mais rápida de chegar lá é através de partidas de Delta, American Airlines, United e Air Canada. No entanto, dependendo do tempo da escala (e dos preços) vale a pena pesquisar alternativas que passam pela Europa.
Do aeroporto internacional Boston Logan há convenientes ônibus expressos com saídas regulares e quatro diferentes destinos na área metropolitana. Táxis são outra altenativa para quem está em grupos maiores ou com muita bagagem.
De ônibus, partindo de Nova York, as opções são a sempre confiável Greyhound e as econômicas linhas Chinatown.
ATRAÇÕES
Além dos passeios das grandes universidades locais, a cidade oferece museus de ótima qualidade. O Museu de Belas Artes, por exemplo, reúne em seu acervo obras de arte contemporânea, fotografias e belos quadros. No Isabella Stewart Gardner Museum, obras de Botticelli e Degas disputam a atenção do visitante. Para instalações mais modernas, dê um pulo no Museum of Science e divirta-se com suas engenhocas e brinquedos tecnológicos.
Na Boston Public Library, o acervo reúne quase nove milhões de livros. Do alto do Skywalk Observatory, a visão panorâmica da cidade fica ainda mais bonita no pôr do sol.
RESTAURANTES
No Sam LaGrassa’s, há opções diversas de sanduíches, como o de rosbife e frango com jalapeño. No Deuxave, há pratos sofisticados como o confit de pato crocante e a lagosta com nhoque.