Continua após publicidade

Costa do Sauípe: melhor época, hotéis, atividades e mais

Por Bárbara Ligero
Atualizado em 5 dez 2023, 09h42 - Publicado em 5 mar 2023, 18h51

Desde que a Aviva, marca que administra o Rio Quente Resorts e o Hot Park, assumiu também a operação do Costa do Sauípe, em novembro de 2017, o destino vem passando por uma grande repaginação. Considerado um dos maiores resorts de praia do Brasil, o complexo hoteleiro funciona no regime all-inclusive e fica ao norte de Salvador. Apesar de ter um mar de águas verdes e um sem-fim de coqueirais, a praia, vale dizer, não se enquadra na categoria piscininha, como é o caso da vizinha Praia do Forte, que desfila uma seleção de ótimos resorts. O mar é agitado e perigoso. Por isso, no Sauípe, o forte são as atividades que acontecem da praia para dentro do complexo.

A menos de cem quilômetros do Aeroporto de Salvador, o Costa do Sauípe agora mira nas famílias com crianças como público alvo e não pretende ser uma acomodação de luxo. A nova direção começou construindo a Orla da Costa, um calçadão à beira-mar que conecta todo os seis hotéis do complexo. Além disso, o wi-fi, antes limitado às áreas comuns e aos quartos, ganhou um upgrade e funciona até na praia. A comodidade facilita o uso do novo sistema de inteligência artificial Sol, que responde dúvidas dos hóspedes por um aplicativo no celular. A assistente virtual lista os restaurantes do complexo, explica como funciona o spa, indica passeios de bate-e-volta e informa os horários de check-in e check-out.

ONDE FICAR

No total, o Costa do Sauípe possui mais de 1 500 apartamentos divididos em três categorias. Todas funcionam no regime all-inclusive, mas cada uma possui características específicas.

Sauípe Grand Premium e Sauípe Premium 

Das três categorias, é a que oferece as maiores mordomias. Quem se hospeda no Sauípe Grand Premium Brisa têm acesso às piscinas e aos restaurantes de todo o complexo. Já os do Sauípe Premium Sol  acessam as piscinas e os restaurantes da sua área e também as dos Sauípe Resorts (leia mais abaixo).

Em seus restaurantes principais, que funcionam no esquema de buffet, são servidos pratos de culinária local que vão além do trivial: há sempre uma ou duas opções de peixe e não raro os frutos do mar aparecem nas opções. No menu de bebidas, constam drinks e cervejas como Budweiser.

Reinaugurado em outubro de 2019, o Sauípe Grand Premium Brisa ganhou uma piscina de borda infinita que é o coração do hotel. Ali, se der fome ou sede as porções de batata frita e as caipirinhas são trazidas pelo garçom (vale a ênfase porque quem se hospeda nas outras categorias deve buscar o que for consumir no balcão). E a menos de dez passos há um quiosque de acarajé, um bar que serve espetinhos de churrasco e uma tenda onde são realizados tratamentos de spa. Essa última proposta me pareceu bacana e eu consegui relaxar, mesmo com os maiores sucessos da Ivete Sangalo saindo das caixas de som – e até agora dou risada quando lembro da massagista cantarolando a plenos pulmões enquanto distensionava a minha lombar.

Ideia acertada mesmo é a piscina infantil coberta por um ombrelone, o que reduz a exposição das crianças ao sol. E, falando nelas, é difícil ver uma menina no hotel que não esteja com um colorido tererê nos cabelos: as trancinhas são feitas de graça em um balcãozinho entre o bar e a tenda de massagem. Os pequenos também curtem a brinquedoteca com tablets abastecidos de joguinhos, ainda que (felizmente) a maior parte das atividades da monitoria aconteça ao ar livre.

Localizado no outro extremo do terreno, o Sauípe Premium Sol é de uma categoria logo abaixo que o Brisa, mas ainda não passou por reformas e, por isso, tem diárias um pouco mais baratas. 

Sauípe Resorts

A categoria logo abaixo do Grand Premium e do Premium é a Sauípe Resorts, dividida em duas alas. Cada uma tem a sua própria piscina, que podem ser frequentadas por hóspedes de ambas as alas, mas elas tendem a ser mais lotadas pelo simples fato de acomodarem mais gente: são 235 quartos na Ala Mar e 404 na Ala Terra, contra os 198 no Grand Premium Brisa e os 256 no Premium Sol. 

A diferença também está na gastronomia. Aqui, os frutos do mar dão lugar ao arroz e feijão e não há serviço de garçom: é o próprio hóspede que deve buscar suas bebidas ou encher o seu copo em máquinas de refrigerante. Além disso, a decoração dos quartos está datada.

Busque sua hospedagem na Costa do Sauípe

ONDE COMER

Além dos buffets que ficam dentro dos hotéis, o Costa do Sauípe possui três opções de restaurantes, que não estão incluídos no sistema all-inclusive e devem ser reservados com antecedência. O Benditos Frutos é especializado em frutos do mar e prepara moquecas. Já no Restaurante Baêa aparecem outras especialidades do estado, como a carne de sol com mandioca preparada com manteiga de garrafa. No La Villa, por fim, a proposta é servir um menu degustação de quatro etapas harmonizado com um dos vinhos da adega.

Ao longo da praia há também três quiosques com comidas para beliscar à vontade durante o dia. Além de sucos, açaí e outros refrescos, as barracas têm sempre pipoca, mandioca frita, salgados e outras calorias do gênero.

ATIVIDADES

Além de curtir a piscina de seu próprio hotel, os hóspedes podem aproveitar os serviços de praia. Todos os dias, são colocadas espreguiçadeiras e guarda-sóis na areia. O único porém é que o mar apresenta ondas moderadas, por vezes até violentas, que impedem o banho. A exceção é a maré baixa, quando se formam piscinas naturais que são bacanas para relaxar ou ir com as crianças. Ainda na praia, há uma rede para jogos de vôlei e uma pequena de escola de surf, que oferece aulas pagas à parte.

O complexo também conta com o Sauípe Sports, dono de uma quadra de vôlei, uma de handball e um campo de futebol society. Outra opção é alugar uma bicicleta, carrinho elétrico ou triciclo para passear pela Orla da Costa, um calçadão à beira-mar que também pode ser tranquilamente percorrido a pé.

À noite, a principal atração é a Vila Nova da Praia, espécie de vilarejo cenográfico que imita uma cidadezinha baiana, com direito a igrejinha e coreto. Ali, acontecem apresentações de música ao vivo que animam o vai-e-vem de visitantes entrando em lojinhas que vendem de tudo: artesanato local, chocolates, sabonetes, suvenires do Projeto Tamar e óculos da Chilli Beans. Nos arredores da praça também há farmácia, caixa eletrônico, uma sorveteria e o Viva Gastropub, mistura de cervejaria com balada que fica aberto até 2h30. Também é ali que fica o circo, espaço usado para as mais diferentes apresentações noturnas.

Anexa à Vila Nova da Praia há, desde janeiro de 2019, a Quermesse da Vila, espécie de festa-junina que se estende o ano inteiro com barracas de brincadeiras e roda-gigante (pagas à parte). 

PARA AS CRIANÇAS

Localizado bem no meio do complexo, entre o Sauípe Premium Brisa e o Sauípe Resorts, o Toca da Zooeira é um espaço todo dedicado às crianças de 4 a 12 anos, com brinquedoteca, playground e piscinas infantis. Os pais podem deixar seus pequenos ali, sob os cuidados dos monitores, das 9h às 18h. Bem ao lado há um restaurante com opções como arroz e feijão, salada e sopa.

O Costa do Sauípe possui como mascotes animais da fauna brasileira, que são chamados de “Turminha da Zooeira”. Vez ou outra, eles aparecem no café da manhã para dançar e cumprimentar as crianças, em uma intervenção que não dura mais do que 15 minutos.

NOS ARREDORES

O hotel oferece duas possibilidades de passeio, que são realizados através da Grou Turismo. A primeira é um tour pelas atrações turísticas de Salvador, incluindo o Elevador Lacerda, o Pelourinho e o Farol da Barra. O segundo é um bate-volta até a Praia do Forte, com visita ao Projeto Tamar e um tempo livre para passear pela vila.

COSTA DO SAUÍPE E PROJETO TAMAR

A praia em frente ao Costa do Sauípe é local de desova de tartarugas-marinhas. Por isso, o hotel fez uma parceria com o Projeto Tamar para preservar as espécies. Além de instalar placas sinalizando onde há ninhos, o complexo hoteleiro permite que os biólogos cerquem os locais onde foram depositados os ovos e recolham os filhotes que não conseguiram chegar ao mar após o seu nascimento.

Como as tartarugas-marinhas se valem do som das ondas e da luz do luar para se guiarem, o complexo hoteleiro tem o cuidado de desligar qualquer tipo de som ao anoitecer e de manter as luzes da Orla da Costa apagadas para não atrapalhar os filhotes.

Em contrapartida, os biólogos do Projeto Tamar permitem que os hóspedes do Costa do Sauípe acompanhem a soltura dos filhotes, geralmente entre setembro e março. O momento emociona adultos e diverte as crianças, que brincam de apostar em qual tartaruguinha será a primeira a chegar no mar.

COMO CIRCULAR

Na beira da praia, a Orla da Costa liga o Sauípe Premium Sol, o Sauípe Resorts Ala Mar, a Toca da Zooeira, o Sauípe Resorts Ala Terra e o Sauípe Grand Premium Brisa, que vão surgindo nessa ordem. Todo o percurso pode ser percorrido a pé em cerca de 15 minutos.

Para chegar na Vila Nova da Praia e na Quermesse da Vila, é preciso atravessar uma ponte que fica logo atrás da Toca da Zooeira. Já o Sauípe Sports fica em frente à Vila Nova da Praia, atravessando uma estrada que leva também para Sauípe Náutica, a quase dois quilômetros de distância. Nesse caso, vale mais a pena pegar a van, que pára em todos os pontos do complexo a cada vinte minutos.

À noite, a van também é a melhor opção para ir do hotel à Vila Nova da Praia, já que a Orla da Costa fica toda apagada por conta das tartarugas-marinhas.

QUANDO IR

Em termos climáticos, não existe uma baixa temporada na Costa do Sauípe: as temperaturas são agradáveis em boa parte do ano. Isso significa que as mínimas médias nunca ficam abaixo dos 20°C, enquanto as máximas costumam passar os 30°C em janeiro e fevereiro. Já as chuvas são mais frequentes entre abril e julho.

O que pode definir as datas da sua viagem é a possibilidade de ver certos animais marinhos de perto. De julho a novembro, as baleias-jubarte invadem o litoral baiano para se reproduzir e podem ser observadas em passeios de barco. De setembro a março, há a desova e o nascimento das tartarugas-marinhas.

COMO CHEGAR

A partir de Salvador, o acesso é feito pela BA-099 e a viagem dura cerca de duas horas e meia. Do aeroporto saem traslados da Grou Turismo, empresa parceira da Costa do Sauípe, em diferentes opções de horário.

Leia tudo sobre a Bahia

Reserve sua hospedagem na Costa do Sauípe

Publicidade