Por Adrian Medeiros
Atualizado em 21 jul 2021, 12h33 - Publicado em 30 set 2011, 09h53
Cumuruxatiba, na Bahia, foi um ponto de ancoragem e descanso nas viagens de Caravelas à Porto Seguro pelo mar, durante nossas pesquisas com as baleias-jubarte. Pescadores das comunidades tradicionais ainda pescam da mesma forma que seus ancestrais, em pequenas canoas de madeira, a remo, ajudados por um pano estendido em um mastro pra captar uma brisa. (Vinicius Fonseca de Almeida, São Paulo, SP/)
1/10 Cumuruxatiba, na Bahia, foi um ponto de ancoragem e descanso nas viagens de Caravelas à Porto Seguro pelo mar, durante nossas pesquisas com as baleias-jubarte. Pescadores das comunidades tradicionais ainda pescam da mesma forma que seus ancestrais, em pequenas canoas de madeira, a remo, ajudados por um pano estendido em um mastro pra captar uma brisa. (Vinicius Fonseca de Almeida, São Paulo, SP)
2/10 O passeio de barco para observação de Baleias-Jubartes é feito entre os meses de julho e outubro (Divulgação)
3/10 Algumas das melhores pousadas de Cumuruxatiba ficam na Praia do Rio do Peixe Pequeno e Rio do Peixe Grande (Divulgacão)
4/10 O mar da Praia de Japara Mirim é calmo e raso, e há grandes falésias na orla (João Ramos/Bahiatursa - Divulgação)
5/10 Uma das opções de passeio de barco é o com destino a Ponta do Corumba (Ricardo Freire/viajeaqui)
6/10 A praia de Cahy guarda uma das paisagens mais belas de Cumuru, com falésias, coqueiros e um grande barco naufragado na barra do rio Cahy, a menos de 100m da praia (Ricardo Freire/viajeaqui)
7/10 Lagosta servida no restaurante da Pousada Uai Brasil, em Cumuruxatiba (Divulgacão)
8/10 Segundo alguns historiadores, a Barra do Cahy é o local em que os portugueses pisaram pela primeira vez em solo brasileiro (Ricardo Freire/viajeaqui)
9/10 Cumuruxatiba é ideal para quem quer relaxar nas pousadas e aproveitar o clima tranquilo que reina na vila (Ricardo Freire/viajeaqui)
10/10 Também é possível chegar em Ponta do Corumbau de barco, a partir de Cumuruxatiba e Caraíva (Ricardo Freire)
Cumuru, apelido carinhoso da vila de Cumuruxatiba, no litoral sul da Bahia, é uma delícia. Aqui, impera a tranquilidade. O programa ideal é relaxar nas charmosas pousadas e tomar sol diante do mar esverdeado em qualquer uma das praias, todas muito bem mantidas. Para quem tem mais tempo, passeios de barco até a Ponta do Corumbau ou para ver as baleias-jubartes (julho a novembro) são programas de encher os olhos.
Há ainda algumas boas opções para compras, como os ateliês Eliana Bergara e de Renata Homem. Dentre as praias, destaque para Japara Grande, do Píer, do Moreira, Imbassuaba e Barra do Cahy.
COMO CHEGAR
A partir de Prado, há duas maneiras de chegar. Em épocas mais secas, a estrada de terra (32 km) que segue por cima das falésias, paralela às praias, é garantia de incríveis visuais. Mas basta uma chuva mais forte para os atoleiros aparecerem. Nesse caso, a alternativa mais segura é dirigir pela estrada principal, que, apesar de mais longa (40 km, sendo 9 km em asfalto), quase sempre está em bom estado. Cumuruxatiba também é servida pelo aeroporto de Porto Seguro, distante 240 km.