Por Adrian Medeiros
Atualizado em 19 jun 2018, 17h13 - Publicado em 18 nov 2011, 17h37
Em Montepulciano são fabricados os vinhos Nobile, que também fazem parte da seleção dos melhores da Itália (Flickr/)
1/10 Em Montepulciano são fabricados os vinhos Nobile, que também fazem parte da seleção dos melhores da Itália (Flickr)
2/10 A Toscana vista das alturas de Montepulciano (Thinkstock)
3/10 Casario medieval em Montepulciano (thy Creative commons)
4/10 Montepulciano, Itália (Thinkstock)
5/10 Montepulciano ainda mantém suas estreitas ruas medievais (Lee Edwin Coursey Creative commons)
6/10 O "skyline" de Montepulciano (dan taylor Creative commons)
7/10 Igreja de San Biagio (gordonflood Creative commons)
8/10 A igreja de Sant’Agostino é a mais antiga de Montepulciano. Documentos históricos indicam que a construção começou em 1285 (Wikimedia Commons)
9/10 A igreja Di San Biagio é um exemplo de arquitetura renascentista clássica, cuja planta é o plano centralizado – também conhecido como a “cruz grega” (Wikimedia Commons)
Montepulciano é uma cidadezinha medieval erguida toda em pedra no alto da colina (uma das mais altas de toda a Toscana), com um belo centro histórico caracterizado por uma sucessão de vielas imperfeitas e fachadas irregulares, cercado por muralhas e fortalezas. Suba, desça, perca-se. E, na saída, não se esqueça de fazer uma parada estratégica no acostamento da estrada para dar uma espiada do alto da igreja Templo di San Biaggio, um belo exemplar da arquitetura renascentista, construído no século 16 no caminho que leva a Pienza.
Curiosidade: na saga cinematográfica Crepúsculo, Montepulciano serviu de dublê de cenário para as cenas que se passavam em Volterra.
COMO CHEGAR
Da estação ferroviária local saem poucos trens regionais. Muitas vezes, é melhor ir até Chiusi-Chianciano, a 18 quilômetros, de onde saem trens diretos para Florença e Roma. Há ônibus de meia em meia hora com destino à estação.