Por Adrian Medeiros
Atualizado em 19 jun 2018, 17h20 - Publicado em 9 set 2011, 19h06
(/)
1/17 Colônias de imigrantes suíços em São Pedro da Serra, região do interior do município de Nova Friburgo (Oscar Cabral)
2/17 Reserva Ecológica de Macaé de Cima (Alexandre Santanna)
3/17 No hotel Parador Lumiar, os chalés ficam na beira de um lago (Flavio Veloso)
4/17 Voo de parapente (Superfly Friburgo)
5/17 Bromélia, na Reserva Ecológica de Macaé de Cima (Alexandre Santanna)
6/17 Mirante Mulher de Pedra, visto da rodovia que liga Teresópolis a Nova Friburgo (Flavio Veloso)
7/17 Rappel na Cachoeira Paraíso Vertical (Marcelo Medeiros)
8/17 Galopada na trilha de Darwin, em Cachoeiras de Macacu (Cavalgadas Brasil)
9/17 Reserva Ecológica de Macaé de Cima (Alexandre Santanna)
10/17 O Parque dos Três Picos, o maior estadual do Rio de Janeiro, atrai aventureiros, que praticam trekking até os três picos (Gfonsecabr/Wikimedia Commons)
11/17 A pista de cooper do Parque São Clemente, rodeada por mata nativa, lagos e trilha é o melhor lugar da cidade para caminhar (Daniel Marcus)
12/17 Alpinista escalando os três picos, entre Teresópolis e Friburgo (Marco Terranova/Reprodução)
13/17 A Queijaria Suiça é um complexo turístico que inclui a queijaria, onde você pode acompanhar a produção (Andre Nazareth/Strana)
14/17 Colégio Anchieta (Daniel Marcus)
15/17 Restaurante Crescente Gastronomia (Frederico de Souza (Filico))
16/17 Lombo em crosta de alecrim do Crescente Gastronomia (Frederico de Souza (Filico))
17/17 Da cozinha comandada pela chef Carla Carvalho, do Crescente Gastronomia, saem pratos de forte inspiração francesa (Frederico de Souza (Filico))
Ainda é possível ver, nas montanhas verdes de Nova Friburgo, as ranhuras abertas pelos deslizamentos de terra, como se fossem cicatrizes das chuvas impiedosas de janeiro de 2011. Mas a dimensão dos estragos não foi tão grande quanto a vontade dos moradores de se reerguer: quem chega aqui, hoje, vê uma cidade cada vez mais bonita. Pousadas investiram em reformas, o turismo de aventura se organizou (com passeios guiados pelo Parque Estadual dos Três Picos) e o comércio de roupas íntimas continua aquecido. Na Friburgo rural, pegar a estrada é um bom programa: a RJ-116 leva aos bons restaurantes do distrito de Mury e ao sossego de Lumiar. A bucólica Tere-Fri, via que liga Friburgo a Teresópolis, tem as paradas favoritas das famílias.