Achados

Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas
Continua após publicidade

Compra de passagens de trem por internet na Espanha: rola ou não rola?

O misterioro site da Renfe: de repente, ele vai com a sua cara… Mea culpa. Demorei demais para postar sobre isso, deixando centenas (sim, talvez tenham sido centenas) de leitores aflitos, dando cabeçadas e surtando com as mensagens de erro que aparecem no final do (longo e penoso) processo de compra de passagens on-line. Continua […]

Por Adriana Setti
Atualizado em 27 fev 2017, 15h55 - Publicado em 3 ago 2010, 13h08
renfe

O misterioro site da Renfe: de repente, ele vai com a sua cara…

Mea culpa. Demorei demais para postar sobre isso, deixando centenas (sim, talvez tenham sido centenas) de leitores aflitos, dando cabeçadas e surtando com as mensagens de erro que aparecem no final do (longo e penoso) processo de compra de passagens on-line.

Continua após a publicidade

Pois bem. Acabei de ligar ao serviço de atendimento ao cliente da Renfe, a empresa  espanhola de ferrovias. A resposta é categórica: “Não aceitamos cartões de crédito de bancos estrangeiros, os turistas devem comprar por telefone”.

Então perguntei: “Minha senhora, então porque o MEU cartão, que é brasileiro, assim como o de algumas outras pessoas, incluindo o meu sogro Ivan, também funcionam?”

“Não tenho a menor ideia”.

Continua após a publicidade

É isso mesmo. Não há uma explicação. Como muitas coisas na Espanha, o site da Renfe não tem como objetivo número um facilitar a vida do consumidor.

Portanto, minha recomendação é: tente algumas vezes comprar pela internet. Aparentemente, o sistema (essa misteriosa entidade que rege a vida moderna), abre uma ou outra exceção. Se não rolar, ligue para o 0034 (operadora) 902-320-320. Assim, você consegue com certeza. Em teoria, as vendedoras falam inglês. Se não, vá de portunhol com fé.

Eis aqui o depoimento da leitora Rosa, que com toda razão puxou a minha orelha (com muita elegância e gentileza, devo dizer) porque eu andava deixando os aflitos leitores sem uma resposta definitiva sobre este assunto:

Continua após a publicidade

“Pessoas, tentei comprar passagens de trem no site da Renfe até cansar. Sempre dá uma mensagem de erro na hora de finalizar a compra. Tentei computadores diferentes, cartões de bandeiras e titulares diferentes, e nada. Parti para compra via telefone. Tentei pelo Skype e não conseguia completar a ligação. Com receio de não conseguir mais as passagens como eu queria e com os descontos, disquei do telefone de casa mesmo: 00XX34902320320 (o XX é a operadora) e pronto, passagens compradas. Aconselho a simular no site antes e imprimir aquilo que se deseja, o

cartão aceito foi o AMEX, Visa e Master não, mas não sei detalhes porque estava querendo resolver a minha compra e não gastar muito tempo no DDI. Demorou uns cinco minutos, o atendimento foi rápido e eficiente, nada de disque isso e disque aquilo, ou espere para ser atendido e musiquinha. Não sei espanhol, mas pedindo para a atendente fala devagar, a gente entende e é entendido, simples assim. Acho que o telefonema não vai ficar assim tão caro. Meus trechos são: Barcelona/Granada, dia 20/09, e Madri/Barcelona, dia 29/09”.

Clique aqui para saber como compras as passagens do AVE, passo a passo (de repente você tem sorte)

Siga este blog no Twitter: @drisetti

Publicidade
Publicidade