5 praias do Litoral Norte de São Paulo para ir com crianças
Uma seleção com os melhores points da faixa norte do litoral paulista para você curtir com a molecada
Mar raso com poucas ondas, muito espaço na areia para brincadeiras, barracas e restaurantes para garantir mais conforto para a família, acesso tranquilo: requisitos básicos para um sossegado dia de praia com a criançada. Tanto melhor ainda se a beleza cênica estiver presente. Nem todas as praias listadas abaixo do Litoral Norte de São Paulo têm todos esses requisitos juntos, mas no cômputo geral são ótimas para levar os pequenos.
1 – Enseada – Bertioga
A praia mais central de Bertioga, com 12 km de extensão, tem um mar não tão calmo, mas ainda assim crianças não passam perrengue: a praia é toda rasa, exceto no trecho próximo ao Canal de Bertioga, onde afunda-se de uma vez. O que a faz ideal para os pequenos é o bom número de barracas e restaurantes e um calçadão projetado por Ruy Ohtake (que precisa de uma manutenção mais efetiva) com ciclovia e playgrounds.
2 – Barra do Una – São Sebastião
Plasticamente é uma das praias mais bonitas do litoral brasileiro. O Rio Una desce a Serra do Mar e, serpenteando, chega a sua foz, formando uma espécie de península no lado esquerdo da praia. Exatamente esse é o ponto recomendado para levar crianças, que têm à disposição um banco de areia voltado tanto para o rio quanto para o mar, que ainda por cima tem poucas ondas. Como é sede de marinas e saídas de passeios de barco para conhecer as ilhas da região, o banho no rio requer muito cuidado devido o congestionamento de embarcações. Do outro lado da praia, o mar é bem mais agitado para os pequenos.
3 – do Julião – Ilhabela
Localizada na parte sul de Ilhabela, entre as praias Feiticeira e Grande, perrengue mesmo só para chegar à faixa de areia. O acesso é por uma trilha de 300 metros a partir da estrada ou por um caminho de pedras a partir da Praia Grande – nesse caso, não recomendado para crianças. A pequena praia tem águas claras e límpidas, além de poucas ondas. Pedras próximas da areia permitem a visualização de peixinhos a olho nu, mas quem leva uma máscara vai curtir ainda mais o momento. Há um restaurante que monta guarda-sóis na areia e cobra pelo uso deles. Vale a pena levar lanche para a praia.
4 – Mococa – Caraguatatuba
Um mar raso e quase sem ondas é o chamariz perfeito para conclamar famílias com crianças a ocupar esse generoso espaço de areia, próximo da agitada praia Cocanha. O visual se completa com a bela Ilha de Tamanduá, bem a frente da orla. Em formato de ferradura, a areia mais grossa propicia caminhadas. Ao norte, caiaques deslizam próximos da foz do Rio Mococa. Alguns quiosques garantem os comes e bebes para a galera.
5 – Domingas Dias/Lázaro – Ubatuba
Aqui cabe uma dupla, pois além de vizinhas, se completam quando o assunto é criança. Acessada por um condomínio, Domingas Dias é praticamente uma piscina em meio a Mata Atlântica. Protegida por costões, tem formato de enseada fechada. No costão esquerdo, tartarugas marinhas costumam bater cartão. Com infra zero, se quiser quiosques e restaurantes, caminhe cinco minutos até o Lázaro, uma praia com ondas mais agitadas, porém sem grandes percalços para os pequenos.