Comer & Beber em São Paulo

Um prato feito com as novidades e os clássicos da gastronomia paulistana. Para quem está de passagem ou moradores de uma vida. É só se servir! Por Arnaldo Lorençato, crítico de restaurantes da VEJA SÃO PAULO.
Continua após publicidade

Café da manhã caprichado nas melhores padarias de São Paulo

Do ovinho mexido aos ovos beneditinos, veja oito padocas que servem delícias matinais

Por Iracy Paulina / Edição: Arnaldo Lorençato
Atualizado em 28 mar 2024, 18h40 - Publicado em 22 mar 2024, 18h00

Durante a semana, com a rotina corrida, muitos moradores de São Paulo passam na padaria mais próxima (de casa ou do trabalho) apenas para iniciar o dia com um pãozinho francês na chapa e uma média (nada mais paulistano!). Com mais tranquilidade aos fins de semana, as pessoas procuram um café da manhã mais completo, que é um pequeno banquete matinal para ser saboreado sem pressa. 

A oferta é grande. De acordo com um levantamento do Sebrae, divulgado em 2023, a capital paulista é a primeira colocada no top dez das cidades brasileiras com maior número de padarias. Tem 21.777 estabelecimentos. É seguida de longe pelo Rio de Janeiro (12.888 padarias) e Brasília (5.088), no segundo e terceiro lugares. 

Desse universo gigantesco, estão selecionadas aqui as oito melhores padarias da cidade recomendadas VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER 2023 e que servem o café reforçado. A começar pela campeã da categoria: Iza Padaria Artesanal. O grupo se completa com: Fabrique, Fazemos Pão Padaria Artesanal, Le Jazz Boulangerie, Marie Marie Bakery, Mediterrain Padaria Artesanal, Padoca do Maní e Pra Lá de Bom.

Fabrique

Rua Itacolomi, 612 – Higienópolis – (11) 4801-4318 – E mais dois endereços – Instagram: @fabriquepaes

Os três endereços da rede são bem movimentados e recebem a clientela com um balcão repleto de produções elaboradas com fermentação natural. No café da manhã, fazem sucesso os ovos beneditinos, sempre com pão no estilo english muffin, sobre o qual é depositado o ovo pochê, molho holandês e presunto cru. Tem ainda uma versão com cogumelo e espinafre e outra com abacate e salmão. Os que não são do salgado podem se deliciar com a babka, pão doce com laranja confitada, nozes e creme de confeiteiro. Para beber, o clássico cappuccino italiano é feito com dois shots de expresso e a cremosidade do leite. 

Fabrique, São Paulo, Brasil
Fabrique também tem delícias para levar para casa (Clayton Vieira/Veja SP)

Fazemos Pão Padaria Artesanal

Rua Simão Álvares, 121 – Pinheiros – (11) 94159-0349 – Instagram: @fazemos.pao

Continua após a publicidade

Produtos de fabricação própria são a base do café da manhã, como pães de fermentação longa e natural. Os folhados, por exemplo, levam três dias para ficarem prontos. Uma das atrações, é o pão de queijo com ingrediente da Serra da Canastra. Outra pedida é o croque monsieur, que leva queijo gruyère, presunto, molho bechamel e mostarda de Dijon no recheio do pão macio com as bordinhas douradas. Para acompanhar, os cafés são feitos com grãos brasileiros de torrefação artesanal. 

Fazemos Pão, São Paulo, Brasil
Pães artesanais são destaque no balcão da Fazemos Pão (//Divulgação)

Iza Padaria Artesanal

Rua Wisard, 602 – Vila Madalena – (11) 3819-1757 – Instagram: @izabelatavares, site: izapadariaartesanal.com.br

Com muita técnica, respeito ao tempo de preparo de cada produto e identidade artesanal, a padaria de Izabela Tavares conquistou pela segunda vez o título de campeã da categoria no guia VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER 2023. 

Suas fornadas de extrema qualidade podem ser saboreadas no café da manhã da loja da Vila Madalena. O que mais faz sucesso entre os fregueses são os ovos mexidos acompanhados de uma fatia de pão na chapa e o pão de queijo multigrãos, ainda mais se complementados por uma xícara de expresso ou café coado preparado com grãos de microlote de um pequeno produtor. Vale também provar o ótimo bostok: uma fatia de brioche supermacia banhada por calda de laranja, sobre a qual vai um perfumado creme de amêndoa, além de frutas vermelhas como mirtilo e framboesa e mais amêndoa laminada.

Continua após a publicidade
Iza Padaria Artesanal, São Paulo, Brasil
Bostok: para uma manhã doce na Iza Padaria Artesanal (Ligia Skowronski/Veja SP)

Le Jazz Boulangerie

Rua Joaquim Antunes, 501 – Pinheiros – (11) 3085-0576 – Instagram: @lejazzboulangerie

Com ambientação que remete às padarias parisiense (um bocado maior, é claro), seu charmoso salão é o ambiente ideal para quem deseja degustar um delicioso brunch sem pressa. Para iniciar os trabalhos, a escolha pode recair sobre os ovos beneditinos com salmão defumado, feitos com ovos orgânicos pochê sobre english muffins na chapa e um aveludado molho holandês. Ali, a tradição reza que eles devem ser acompanhados do drinque mimosa, combinação de espumante com suco de laranja. Par perfeito para uma xícara de café coado, o brownie da casa chega molhadinho e bem chocolatudo, com a crocância de pedacinhos de noz pecan. 

Le Jazz Bouulangerie, São Paulo, Brasil
Ovos benedict com salmão defumado do Le Jazz Bouulangerie (Ligia Skowronski/Veja SP)

Marie Marie Bakery

Rua Azevedo Soares, 2532 – Tatuapé – (11) 99455-3042 / (11) 2293-7260 – Instagram: @mariemariebakery

Continua após a publicidade

A padaria das irmãs Maria Daniela e Maria Gabriela Meneghini conquistou fama por conta de seus folhados, como o coissant douradinho por fora e aerados por dentro. Não à toa, um dos pedidos campeões no café da manhã é o misto quente feito nesse pão. Entre os salgados, tem bastante procura também os paninis, sanduíches ao estilo italiano com vários recheios, como o de queijo brie e presunto Parma. Sobre a vitrine, abrigados em cúpulas de vidro, os bolos são um convite para acompanhar o moca marie, que combina doce de leite da casa, leite, café expresso e chantili. Se estiver disponível no dia, a receita de mexerica com cachaça é uma escolha certeira. 

Marie Marie, São Paulo, Brasil
Misto quente no croissant é carro-chefe do Marie Marie (//Divulgação)

Mediterrain Padaria Artesanal

Rua Gabriele D’Annunzio, 1263 – Campo Belo – (11) 2306-1929 / (11) 96587-6942 – Instagram: @mediterrainpadaria

Tanto as mesinhas do salão quanto as do parklet dessa charmosa padaria especializada em pães de longa fermentação do Campo Belo ficam lotadas pela manhã. Um dos itens queridinhos dessa galera é a canoa medi, que consiste em meia baguete tradicional, sem miolo, pincelada de manteiga com sal, recheada de ovos orgânicos caipiras mexidos e selada com uma crosta crocante de requeijão. Boa parceria para o café também orgânico Montanhas do Espírito Santo com leite cremoso. 

Mediterrain Padaria Artesanal, São Paulo, Brasil
Canoa Medi da Mediterrain Padaria Artesanal (Ricardo Moisés/Divulgação)
Continua após a publicidade

Padoca do Maní

Rua Joaquim Antunes, 138 – Jardim Paulistano – (11) 2579-2410 / (11) 99864-0023; Shopping Iguatemi – (11) 4550-3316 / (11) 97488-4683; Rua Pedroso Alvarenga, 542 – Itaim-Bibi – (11) 3079-0691 – Site: manimanioca.com.br

A padaria de Helena Rizzo, jurada do MasterChef Brasil e titular do Maní, restaurante cinco-estrelas máxima pelo guia VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER, recebe a clientela de forma acolhedora nos dois endereços.  A refeição mais procurada da casa é o café padoca, um combinado que inclui cremosos ovos orgânicos mexidos com queijo, salada de fruta com iogurte e granola, suco de laranja, uma bebida quente e cesta de pães de fermentação natural, mais porção de geleia, manteiga e requeijão. Tem ainda a versão vegana, com tofu mexido no lugar dos ovos. 

Padoca do Maní, São Paulo, Brasil
Café Padoca, do Padoca do Maní, é café da manhã dos campeões (Mario Rodrigues/Veja SP)

Pra Lá de Bom

Rua Augusto Tolle, 588 – Santana – (11) 2283-5633; Avenida Aratãs, 262 – Moema – (11) 5096-2515 –  Instagram: @praladebomsemgluten

Padaria e confeitaria artesanal especializada em produtos sem glúten, sem lactose e, em sua maioria, adoçados com açúcar de coco. Nos dois endereços, um dos campeões de pedido é o avocado toast, composto por duas fatias de pão low carb tostadas, abacate, ovos mexidos, bacon crocante (pode pedir a opção sem esse ingrediente) e sementes. Para adoçar, uma ótima opção é a fatia de bolo de coco low carb feito de farinha de amêndoa, adoçado com xilitol – é bem molhadinho e com coco ralado por cima. Boa companhia para uma xícara de cappuccino, café coado ou expresso. 

Continua após a publicidade
Pra lá de Bom, São Paulo, Brasil
Avocado toast é opção de café da manhã saudável no Pra Lá de Bom (Jessica Tugnoli/Divulgação)

Leia tudo sobre São Paulo

Busque hospedagem em São Paulo

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade
Publicidade