Comer & Beber em São Paulo

Um prato feito com as novidades e os clássicos da gastronomia paulistana. Para quem está de passagem ou moradores de uma vida. É só se servir! Por Arnaldo Lorençato, crítico de restaurantes da VEJA SÃO PAULO.
Continua após publicidade

Quando e como assistir a maior premiação da gastronomia paulistana

A festa do guia anual Veja São Paulo Comer & Beber será transmitida ao vivo nesta quinta (28) direto do Parque Mirante, no Allianz Parque

Por Iracy Paulina / Edição: Arnaldo Lorençato
Atualizado em 26 set 2023, 22h17 - Publicado em 26 set 2023, 21h30

Com uma cerimônia para 400 convidados, será lançada nesta quinta-feira (28) a edição de número 27 de VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER. Na noite de celebração, com transmissão ao vivo e aberta a todo ao público pelo YouTube da Vejinha, será possível conhecer os melhores da gastronomia.

É o momento de paulistanos e visitantes da cidade pôr na agenda os nomes dos ganhadores de 35 categorias entre 105 finalistas. Além desses, há outros dois prêmios especiais escolhidos diretamente pela redação: causa social e personalidade gastronômica, que são revelados apenas na cerimônia, transmitida diretamente do Parque Mirante, um espaço novinho no Allianz Parque

O tempero da novidade está nas diferentes seções do guia. Nesta edição, Comidinhas destaca pela primeira vez a categoria refeições rápidas, que ocorrem em restaurantes simples, mas de resultados muito bons. Concorre o trio Cuscuz da Irina, na Vila Madalena, Mapu Baos e Comidinhas, na Vila Mariana, e Marcha e Sai, em Higienópolis. Também tem o lançamento do prêmio chef expresso, que vai premiar ou Caio Yokota e Victor Valadão, do Mapu, ou Irina Cordeiro, do Cuscuz da Irina, ou Tatiana Szeles, do Marcha e Sai.

Caio Yokota e Victor Valadão, do Mapu, Irina Cordeiro, do Cuscuz da Irina, ou Tatiana Szeles, do Marcha e Sai.
Da esquerda para a direita: Irina Cordeiro do Cuscuz da Irina; Caio Yokota e Victor Valadão do Mapu; e Tatiana Szeles do Marcha e Sai (Leo Martins/Veja SP/Divulgação)

Em bares, está de volta uma categoria muito amada: bar-restaurante, ou seja, aquele endereço etílico com pratos de primeira. Concorrem o estreante Aconchegante Bar, na Vila Buarque, o Astor, com quatro unidades na capital, e o Tuy, Cocina, no Jardim Paulista.

Continua após a publicidade
Astor, Aconchegante e Tuy, São Paulo, Brasil
Da esquerda para a direita: Astor, Aconchegante e Tuy (//Divulgação)

Uma dobradinha em restaurante traz uma categoria estreante: vegetariano/vegano. Ser indicado o melhor entre os restaurantes com pedidas sem carne, cada vez mais comuns na capital paulista. Os finalistas são Caracolla, na Vila Nova Conceição, Carrito Organic, no Jardim Paulista, e o vegano Green Kitchen, em Pinheiros.

A noite terá como mestra de cerimônias a jornalista e apresentadora Regina Volpato, que estará ao lado de Arnaldo Lorençato, editor-sênior de VEJA SÃO PAULO e anfitrião da noite. Sobem ao palco para entregar as placas aos ganhadores nomes dos mais diversos segmentos: a empreendedora Camila Coutinho, o historiador e escritor Leandro Karnal, o chef Raul Lemos, o ator Tiago Barbosa, o hair stylist Marco Antonio de Biaggi, a urbanista Joice Berth, o youtuber e produtor de conteúdo de gastronomia e turismo Mohamad Hindi e a jornalista Maria Candida.

Continua após a publicidade

Nessa mesma noite, também poderão ser conhecidos os favoritos do público. Durante quinze dias, os leitores puderam votar nos três finalistas de 35 categorias previamente selecionados pelos críticos. Foram quase 15.000 votos e o resultado poderá ser conhecido no site da Vejinha e nas páginas da edição especial.

Não importa se você está na cidade ou em outro canto do país ou do mundo. Participe dessa grande celebração da gastronomia pelo YouTube de VEJA SÃO PAULO. E aproveite para postar e marcar @vejasp.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade
Publicidade
Publicidade