Foram três dias intensos, mágicos. Daquelas aventuras que garantem momentos surpreendentes e inesquecíveis a cada um de nós da tripulação da Expedição Oriente.
Nos embrenhamos na selva de Sumatra, onde conhecemos e convivemos com a tribo mais isolada de Mentawai. Lá, fomos carinhosamente recebidos pela família de Aman Paroroi, o xamã Sikerei. Eles nos apresentaram uma cultura riquíssima e bem diferente da que estamos habituados.
Os Mentawai são tradicionais caçadores e guardam os ossos da caça como símbolos de proteção. Quem não conhece a história e as crenças deles é capaz de estranhar a decoração “inusitada”. Mas esse ambiente diferenciado revela a grande espiritualidade desses nativos.
Para agradar os espíritos, os Mentawai se enfeitam com flores, colares e tatuagens. Durante nossa estadia, o Sikerei, pessoa da tribo que possui os conhecimentos de cura e espíritos da floresta, conduziu uma cerimônia pedindo aos deuses para nos aceitem como uma só família. Entre os símbolos dessa união, ficaram nossos fios de cabelo e pedaços de unhas.
Confira alguns momentos vividos com nossos amigos Mentawai!
Emmanuel Schurmann
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=njmCUwz27XM?feature=oembed%5D