No último post eu contei sobre a viagem incrível que eu acabei de fazer pelas terras mais longínquas do Leste Europeu. Em 10 dias, visitei cinco países incríveis: Hungria, Croácia, Sérvia, Bulgária e Romênia.
Em comum, esses países dividem um recente passado comunista e uma história marcada por conflitos (desde muito antigos, entre alguns dos maiores impérios do globo, até bem recentes, caso das guerras dos anos 90 que culminaram com a dissolução a Iugoslávia, por exemplo). Resultado: o clima de paz e amor que paira no ar agora é um atrativo e tanto.
Se eu fosse fazer o roteiro entre Budapeste e Bucareste de carro, seriam cerca de 900 quilômetros e alguns belos desafios pela frente – por exemplo, cruzar os Montes Cárpatos e a Cordilheira dos Balcãs. A melhor alternativa é mesmo seguir o curso de um dos rios mais famosos do planeta: o Danúbio. Mais: dentro dele.
E foi assim que embarquei na viagem inaugural do SS Beatrice, um navio incrível operado pela Uniworld, em uma quarta-feira de primavera. Budapeste, nosso ponto de partida, dava as boas-vindas da janelinha enquanto soavam os primeiros acordes do piano e as taças de champanhe eram servidas.
Do lado de dentro, o que se vê é um autêntico hotel de luxo. São 73 acomodações, incluindo suítes que chegam a quase 40 metros quadrados, com direito a banheiras de mármore, box e mordomos (ah sim, e chocolates Valrhona e Lindt em um potinho providencial sobre a mesa). Todos os quartos têm paredes de vidro que descortinam vistas espetaculares.
Nas áreas comuns, há um spa, dois restaurantes (incluindo um especializado em carnes maturadas, que também vira palco de aulas de culinária), um café e um bar com piano ao vivo todas as noites.
Do lado de fora, os passeios são sempre uma bela surpresa fora do óbvio. Um tour de bike por Budapeste, uma fazenda de orgânicos no interior da Croácia, um encontro com a família real da Sérvia, uma vilinha histórica do interior da Bulgária com direito a apresentação de um coro dentro de uma igreja pintada a mão do texto ao chão.
Anote ai: o percurso, chamado Highlights of Eastern Europe, dura 10 dias e vai de Budapeste a Bucareste ou vice-e-versa. Os preços por pessoa começam em € 3.399 (para acomodação em quarto duplo). Vantagem: todas as despesas estão incluídas – dos passeios às bebidas e gorjetas.