Imagem Blog Além-mar Rachel Verano rodou o mundo, mas foi por Portugal que essa mineira caiu de amores e lá se vão, entre idas e vindas, quase dez anos. Do Algarve a Trás-os-Montes, aqui ela esquadrinha as descobertas pelo país que escolheu para chamar de seu
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Portugal: o parque temático do vinho em Vila Nova de Gaia

O WOW, complexo de 55 mil m² a poucos passos do Porto, propõe um mergulho sensorial e imersivo no fascinante mundo da bebida

Por Rachel Verano
Atualizado em 30 ago 2022, 13h10 - Publicado em 15 ago 2022, 15h46
Escultura em parede branca mostra uma mão segurando uma garrafa, também brancas, servindo vinho tinto a uma taça segurada por outra mão
WOW: complexo dedicado ao mundo dos vinhos. (Bruno Barata/Reprodução)

Dez mil setecentos e noventa e cinco rolhas? Eis o equivalente do meu peso em cortiça. Nômade? A uva que mais se assemelha à minha personalidade. E teve mais: mergulhos em uma piscina recheada de milhares de bolinhas cor de rosa simulando as borbulhas de um rosé, parada para tirar foto dentro de um caminhão antigo usado nas colheitas, workshop de enologia, degustações e brindes. Curiosidades como estas emergiam de interações sensoriais e lúdicas num complexo de 55 mil metros quadrados dedicados ao mundo dos vinhos, num lugar que tem o DNA intimamente ligado à bebida.

Vista de uma janela onde lê-se WOW e vê-se um pátio e a cidade do Porto ao fundo
Uma das muitas vistas do WOW: mirante sobre o Porto, do outro lado do rio. (Bruno Barata/Reprodução)
Edifício com mesas e guarda-sóis em frente, ao ar livre
Pátio Central do WOW: “esplanada” deliciosa e com vista. (Bruno Barata/Reprodução)

Estamos em pleno centro histórico de Vila Nova de Gaia, a cidade que se escancara para o Porto debruçada sobre as águas do mesmo Rio Douro, mas na margem oposta, onde durante séculos imensos armazéns estocaram e envelheceram os vinhos fortificados que chegavam a bordo dos poéticos barcos rabelo vindos das encostas de xisto da região do Douro

Prato de cerâmica verde com um risoto de beterraba e folha de pak choi
Risoto de beterraba no pátio do WOW: mesa com vista. (Bruno Barata/Reprodução)
Telhadas em primeiro plano e, ao fundo, a Ponte D. Luís I e as casinhas coloridas da cidade do Porto
Tratado sobre vistas: a Ponte D. Luís I e o Porto no cenário. (Bruno Barata/Reprodução)
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Se a Ponte D. Luís I sempre presenciou um frenético vai e vem de gente do mundo todo que segue à risca a lista dos passeios imperdíveis para se fazer no Porto – no caso, a visita com degustação às caves de vinho do Porto em Gaia –, agora há inúmeras razões a mais para fazê-lo. Sendo mais precisa: são sete museus, 12 restaurantes e bares, uma escola e um pátio com uma linda vista para a Invicta, alcunha que se atribuiu ao Porto depois que a cidade resistiu a algumas tentativas de dominação no passado. Tudo no mesmo lugar, resultado de um investimento de mais de €100 milhões (o equivalente a mais de R$ 500 milhões).

Escada com os degraus coloridos por azulejos
Um dos muitos acessos ao WOW: escada instagramável recheada de azulejos coloridos. (Bruno Barata/Reprodução)
Loja com prateleiras brancas recheadas de suvenires portugueses
Lojas: todos os museus terminam em ótimos espaços com uma curadoria do melhor do país. (Bruno Barata/Reprodução)

Inaugurado no auge da pandemia pelo Grupo Fladgate (dono de grandes marcas do vinho do Porto como Taylor’s, Croft, Fonseca e Krohn), o WOW – sigla para World of Wine – ocupa justamente um complexo de antigos armazéns de vinho do Porto e foi desenhado nos mínimos detalhes para proporcionar experiências imersivas interessantes para todas as idades. Elas podem ter mais ou menos ligação ao mundo do vinho, mas a bebida e a cultura da região do Porto e do Douro são sempre o fio condutor.

Escultura mostra a estrutura de uma parreira no museu Wine Experience
A estrutura de uma parreira no Wine Experience. (Bruno Barata/Reprodução)
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Quando com copos de vinhos ilustrando os aromas através de frutas, chocolates e plantas
Introdução ao universo dos aromas dos vinhos, no Wine Experience. (Bruno Barata/Reprodução)

Um dos maiores e mais completos museus, o Wine Experience aborda desde a estrutura da uva até a sua personalidade, passando pelas tradições da produção do vinho no norte de Portugal e terminando com uma degustação. No The Chocolate Story, a estrela é uma fábrica de chocolate – de verdade! –, cuja produção pode ser observada do outro lado da parede de vidro, depois de uma verdadeira aula que começa com as características do cacau. Claro que a harmonização com vinhos tem o seu lugar.

Barras de chocolate coloridas na loja do museu The Chocolate Factory
The Chocolate Story: muitas tentações e uma fábrica de chocolates de verdade. (Bruno Barata/Reprodução)
Pessoa de costas parada em frente a uma exposição de moda com manequins vestindo roupas coloridas
Exposição dos mais famosos estilistas locais no Porto Fashion and Fabric Museum. (Bruno Barata/Reprodução)

Planeta cortiça

O The Bridge Collection narra a história da humanidade através dos copos; o Porto Region Across the Ages mergulha na história da cidade (e, claro, da sua relação com a bebida); e o Porto Fashion & Fabric Museum conta a história da moda local. Um dos mais interessantes, na minha modesta opinião, é o Planet Cork, uma viagem ao mundo da cortiça, sendo Portugal o maior produtor mundial. Além de calcular o peso do meu corpo em rolha, aprendi sobre o processamento completo do material num corredor cheio de efeitos onde pude sentir a umidade e o cheiro de fumaça da cozedura! No final, é possível imprimir o nome numa rolha e levar de lembrança.

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Árvore da cortiça suspensa, com as suas camadas em volta
Um sobreiro (a árvore da cortiça) em tamanho real no Planet Cork. (Bruno Barata/Reprodução)
Mulher de costas passa a mão numa parede enrugada com a textura da cortiça
Uma parede de texturas no Planet Cork: experiências imersivas. (Bruno Barata/Reprodução)

É claro que, estando no século 21, algo pensado especificamente para o Instagram tem o seu lugar de honra. É aí que entra em cena o Pink Palace, que conta a história do vinho rosé pelo mundo e, além de ter paradas estratégicas em diferentes salas para voltar a encher o copo, prevê cenários altamente instagramáveis: da tal piscina de bolinhas pink a um cadillac rosa bebê com pano de fundo de palmeiras californianas. Na saída de cada museu, uma loja temática providencial alimenta o instinto consumista nosso de cada dia com uma ótima curadoria de artigos portugueses (jogos americanos de cortiça, louças variadas, copos, saca-rolhas…).

Mulher deitada numa piscina de bolinhas cor de rosa
Eu na piscina de bolinhas do Pink Palace: quem nunca? (Bruno Barata/Reprodução)
Casal posa em um cadillac conversível cor de rosa
Pink Palace: cenários instagramáveis. (Bruno Barata/Reprodução)
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Quem quiser se aprofundar nas experiências deve rumar diretamente para a Escola do Vinho, onde acontecem workshops, degustações temáticas e cursos especiais com enólogos e produtores. 

Três copos de vinho e alimentos como leite, manteiga e chocolate para uma aula de degustação de vinhos
Degustação na Escola do Vinho. (Bruno Barata/Reprodução)
Prato de massa com molho vermelho
Massa do italiano Pip. (Bruno Barata/Reprodução)

Quando bater a fome, é possível escolher entre as especialidades italianas do Pip, as carnes premium da 1828 Steakhouse, os peixes do Golden Catch e, entre outros, as tradicionais receitas portuguesas do T&C (que tal dentro de uma pipa de vinho gigante?). O grand finale, no meu caso, foi ainda uma massagem à base de óleos essenciais de uva e vinho num spa da marca francesa Caudalíe, numa sala apropriadamente chamada Tinta Roriz (nome de uma das castas portuguesas mais famosas). Mas isso é tema para o próximo post! Tim-tim!

Serviço

O Douro River Ferry faz a travessia da Ribeira à Foz de Gaia em três minutos. Os barcos saem de 15 em 15 minutos e, do Cais de Gaia, são só 250 metros até a entrada do WOW. Já as linhas 901 e 906 do autocarro deixam na parada Choupelo, que fica a 300 metros do complexo. De metrô, basta pegar a linha D (Amarela), descer na General Torres e então caminhar 800 metros. O acesso ao WOW é gratuito (áreas comuns, restaurantes e lojas), mas cada museu tem o seu valor, que pode ser adquirido separadamente ou em conjunto. Os bilhetes individuais para adultos custam entre € 20 e € 25 e há “combos” que incluem dois (€ 34), três (€ 45) e cinco (€ 65) museus. Também há pacotes especiais para famílias. Consulte os horários de funcionamento aqui.

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Veja como é a hospedagem no The Yeatman, o incrível hotel dos donos do WOW e que é vizinho do complexo.

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