O Expresso Aeroporto, que liga a cidade de São Paulo ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, ganhou no dia 1º de setembro uma nova parada na Estação Barra Funda da CPTM – conectada à Estação Palmeiras-Barra Funda da Linha 3-Vermelha do metrô.
Até então, os trens da CPTM partiam da Estação da Luz e faziam parada na Estação Guarulhos-CECAP antes de chegar à Estação Aeroporto-Guarulhos. Na volta, o trem para também na Estação Brás.
Com a ampliação, o Expresso Aeroporto parte da Estação Barra Funda, faz paradas na Luz e na Guarulhos-CECAP antes de chegar na Estação Aeroporto-Guarulhos. Na volta, o caminho é Aeroporto-Guarulhos, Guarulhos-CECAP, Brás, Luz e Barra Funda.
A frequência dos trens continua sendo de hora e hora, a partir das 5h da manhã e até meia-noite. O preço da tarifa é de R$ 4,40.
A ligação entre a Estação Aeroporto-Guarulhos e os terminais 1, 2, 3 é feita gratuitamente por um ônibus circular da concessionária GRU Airport: o trajeto leva cerca de 10 minutos até o terminal 2, de onde partem os voos nacionais, e 5 minutos a mais para chegar ao terminal 3, de voos internacionais. Até o terminal 1, da Azul, leva cerca de 3 minutos. A expectativa é que esse transporte seja substituído pelos trens do Aeromóvel, que está sendo construído pela concessionária e deve começar a funcionar em 2024.
Testamos
A VT testou a nova viagem para o Aeroporto de Guarulhos a partir da Estação Barra Funda no dia 11 de setembro. Após subir a escada rolante da Linha 3-Vermelha do metrô, bastou seguir as placas da CPTM (não saia pelas catracas principais) e logo surgem indicações para o aeroporto: é preciso descer uma outra escada rolante para chegar à plataforma 10.
A maior vantagem da Barra Funda em relação à Luz é o espaço de espera na plataforma que é muito maior.
O trem partiu da Barra Funda pontualmente às 10h, fez a sua primeira parada na Luz às 10h07 e chegou na estação Aeroporto-Guarulhos às 10h35.
A Estação da Luz continua sendo a melhor opção para quem precisa fazer baldeação com a Linha 1-Azul ou a Linha 4-Amarela.