13 Hotéis para descansar em meio à natureza com conforto
Paisagens bucólicas, comida de fazenda, friozinho da serra, som dos passarinhos. Conheça 13 hotéis para fugir da muvuca e dar um descanso para a mente

O Refúgio Ecológico Caiman oferece conforto para quem deseja conhecer o Pantanal. Os quartos têm camas king-size, ar-condicionado silencioso e móveis de madeira de demolição. A varanda, de onde se pode ver répteis, aves e mamíferos, é uma atração à parte. Guias experientes conduzem safáris fotográficos, caminhadas por florestas, passeios de canoa e focagens noturnas em um dos melhores lugares do mundo para a observação de animais (Fábio Paschoal)

A poucos quilômetros do Parque Nacional de Aparados da Serra, sede do Cânion do Itaimbezinho, fica o Parador Casa da Montanha. As luxuosas barracas, com calefação central e lençol térmico, foram inspiradas nas acomodações de lodges africanos. Diariamente partem do hotel passeios guiados aos cânions e cachoeiras da região. Os hóspedes também têm a opção tomar banhos de rio e cachoeira, fazer trekking, cavalgadas, trilhas de bicicleta ou praticar pesca esportiva (Marcelo Curia)

Cercado pela Floresta Amazônica, em meio a árvores centenárias e animais selvagens, está o Cristalino Jungle Lodge. Com acomodações projetadas para se mesclarem à selva, o hotel também utiliza práticas sustentáveis como o aquecimento da água por energia solar e um sistema de circulação de ar, através de telas localizadas no topo das instalações, que compensa a ausência de ar-condicionado. Passeios de barco, caminhadas pela mata e duas torres de observação de 50 metros estão entre as duas atividades diárias, conduzidas por guias com um grande conhecimento da flora e da fauna da Amazônia, oferecidas para os hóspedes (Samuel Melim)

Entre montanhas, rios e cachoeiras se encontra a Villa Lagoa das Cores. Localizada a um quilômetro da trilha que leva à Cachoeira da Fumaça, a pousada serve como base para passeios na região do Vale do Capão, na Chapada Diamantina. Após um dia intenso de caminhadas os turistas podem relaxar no spa. Sauna panorâmica, massagem e ofurô são algumas das opções oferecidas para os hóspedes (Divulgação)

Muito verde e sossego em um dos destinos mais apaixonantes da Bahia. A Pousada Mangabeiras fica no alto de um morro, na Ilha de Boipeba, de onde se pode contemplar, da piscina ou da varanda dos chalés, a bela vista panorâmica do mar banhando a Praia Boca da Barra. Caminhadas leves e trekkings pelas praias e matas, cavalgadas, flutuação nas piscinas naturais e passeios de canoa pelo manguezal podem ser organizados pela pousada (Divulgação)

Antiga produtora de leite a Fazenda Boa Esperança, em Florestal, Minas Gerais, foi transformada em pousada, mas manteve o estilo colonial com móveis rústicos e roupa de cama de tear. A cozinha é típica mineira e os hóspedes terão a oportunidade de experimentar doces, queijos e compotas fabricados no local (Divulgação)

Na pequena vila de Icaraí de Amontada, Ceará, que lembra a Jericoacoara de 20 anos atrás, está a Pousada Villa Mango. A decoração mistura charme e elementos rústicos, com móveis de rattan, tetos de sapê e uma bela vista da praia. Ventos fortes favorecem a prática de kite e windsurfe (Luis Morais)

A Pousada Rabo do Lagarto fica em Domingos Martins, o principal destino de inverno capixaba. O café da manhã é farto, com direito a waffles e tortas, e não tem hora para acabar. A Pedra Azul, coberta de líquens que mudam de cor de acordo com a incidência da luz, completa o cenário bucólico (Divulgação)

Para curtir o friozinho de Urubici, na Serra Catarinense, a Fazenda Curucaca oferece chalés com lareira, hidromassagem e uma bela vista da varanda. O espaço é arborizado e existem 15 cahcoeiras na região. Os hóspedes têm a opção de fazer tratamentos terapêuticos no spa (Divulgação)

Rios cristalinos, cachoeiras de mais de 100 metros, paredões de pedra cortando a paisagem do Cerrado são alguns dos atrativos da Chapada dos Veadeiros. A Pousada Bambu Brasil, no distrito de São Jorge, fica próxima à entrada do Parque Nacional e serve como base para exploradores que podem relaxar na piscina após um dia cansativo (Divulgação)

Localizado dentro da Reserva Florestal do Sauá, em Extrema, Minas Gerais, o Hotel Pousada Muxarabi é uma ótima opção para quem deseja um contato mais próximo com a Mata Atlântica sem perder o conforto. É possível organizar passeios terceirizados de rafting, rapel, tirolesa e cavalgada e depois voltar ao chalé para descansar em frente à lareira ou em uma banheira de hidromassagem (Divulgação)

A Pousada Portal dos Ventos, em Visconde de Mauá, Rio de Janeiro, tem vista de 360º para a Pedra Selada, a Serra do Mar e o Maciço das Prateleiras de Itatiaia. Nos chalés há banheira de hidromassagem com janela panorâmica e varanda (Divulgacão/Divulgação)

Cunha (SP), conhecida como a terra dos ceramistas, abriga charmosos ateliês e belas paisagens serranas. Um ótimo lugar para curtir o friozinho das montanhas a dois é a Pousada Barra do Bié. Os chalés têm cama king-size, lençóis térmicos e lareira. E você não precisa se preocupar em acordar cedo, porque o café da manhã é servido até as 14 horas (Divulgação/Divulgação)
Leia mais:
Especial de natureza e ecoturismo
16 pousadas românticas no Brasil
Pantanal: passeios para contemplar a natureza
Publicidade