5 experiências para sentir a essência cultural do Peru
Dicas para você ter certeza que realizará uma viagem completa, de corpo e alma, para os Andes
1. De trem para Machu Picchu
“A viagem pelos trilhos é linda, e o local onde os incas construíram essa cidade-santuário é mágico, aquelas montanhas são mágicas! É uma experiência que também ensina muito sobre como aquele povo pensava o mundo.”
+ Dez atrações imperdíveis em Machu Picchu
2. Vale Sagrado
“Ao chegar ao Peru, notei o choque entre as culturas espanhola e inca, mais evidente ainda em Cusco. Os espanhóis fizeram suas construções sobre as dos incas em uma tentativa de esmagar aquela cultura, mas ela está viva em lugares como o Vale Sagrado, Moray e as salinas de Maras.”
+ Cusco é mais do que a base para Machu Picchu; veja o que fazer na cidade
3. Museu de Arte de Lima
“Outro museu residente na capital peruana, o MALI faz um percorrido, podemos assim dizer, por toda a história da arte do país, desde os povos pré-colombianos até os dias atuais. Há pinturas e peças antigas de cerâmica e ourivesaria.”
+ 24 motivos para você largar tudo e viajar para o Peru agora mesmo
4. Amano
“Em Miraflores, o bairro mais gastronômico de Lima, mais um museu legal, este com a maior coleção de arte têxtil pré-colombiana do Peru. Impressionante ver como aquela cultura trabalhava os tecidos com tantos símbolos e um profundo senso estético.”
+ Caminhando pela América do Sul: 16 paisagens da Qhapaq Ñan, as estradas dos Incas
5. Larco
“Belíssimo seja por dentro, seja por fora, ele é um museu fascinante localizado em Lima. O espaço nos reserva o maior patrimônio em coleção de arte do período pré-colombiano: são 45 mil obras. Um lugar incrível para conhecer bastante das culturas inca e pré-inca.”
+ Ingapirca é o melhor sítio arqueológico do Equador e parece Machu Picchu
|
As indicações são de Simone Spoladore, protagonista da série Magnífica 70, da HBO |
Texto publicado na edição 253 da revista Viagem e Turismo (novembro/2016)