A apresentadora de TV britânica Kirstie Allsopp, mãe de dois meninos, foi alvo de polêmica, ainda que involuntária, ao admitir para o jornal The Sun que costuma viajar com o marido na classe Premium Economy enquanto os filhos voam na econômica.
Kirstie contou ao jornal que comprar passagens para os filhos de 10 e 12 anos em classe superior seria um desperdício de dinheiro e que prefere deixar esse dinheiro para gastar no destino. Ela também defende que colocar as crianças na Premium Economy é mimá-las demais e acostumá-las a um tratamento que elas não fizeram por merecer. “Voar em classe superior é uma recompensa para quem trabalha duro”, disse ela.
No Twitter, a apresentadora recebeu uma saraivada de críticas e acusaram-na de ser negligente com os rebentos. “Se você sai de férias com a sua família, então você voa com a sua família. Não há desculpas”, disse uma palpiteira. “Você pode justificar o quanto quiser, mas eu nunca vou entender. Você tem filhos, você cuida deles”, criticou outra.
You can justify it any way you like but I will never understand. You have children - you look after them. Hell - you should WANT to look after them. #kirstieallsopp
— Julia (@julia1965) 4 de junho de 2018
Alguns tuítes levantaram a bola se a melhor maneira de não mimar os filhos seria a família inteira voar de classe econômica. Uma comissária apontou: “É injusto com os comissários e passageiros, que ficam de babás”.
As an ex crew member I hated it when parents did this. One child spilt drink all over herself and the parents left us crew to sort it out...unfair on the crew or other pax who ended up as babysitters...while parents quaffed champagne in Club
— Melanie Jones (@xxmelbellexx) 3 de junho de 2018
Kirstie se defendeu explicando que sempre se apresenta para os comissários e pede para eles a alertarem caso haja qualquer problema, que os filhos já eram grandes o suficiente para viajarem separados dos pais e que não precisavam de cuidados durante o voo, já que estariam sentados em um avião vendo filmes.
Vários internautas saíram em defesa da apresentadora. “Não é como se as crianças tivessem 2 e 4 anos. Eles são perfeitamente capazes de se sentarem quietinhos e se distraírem nessa idade,” apontou uma mulher. “Com 10 e 12 anos, eles são capazes de se comportarem durante o voo. Um pouco de independência é uma coisa boa”, comentou outra.
Em outro tuíte, Kirstie lembrou ainda que “as pessoas criam seus filhos de maneiras diferentes”. Para ela, “deixar crianças de 10 anos de idade terem contas nas redes sociais é muito mais arriscado do que qualquer coisa que poderia acontecer em um avião”.
People parent differently, I think letting 10 year olds have social media accounts is far more risky than anything that could happen on a plane, and the biggest dangers come from adolescent mental health issues. #horsesforcourses
— Kirstie Mary Allsopp (@KirstieMAllsopp) 4 de junho de 2018
Em 2017, o chef Gordon Ramsay também foi criticado por afirmar que seus quatro filhos viajam na classe econômica enquanto ele e a mulher voam na primeira classe e que nenhum deles receberia herança. Na ocasião, ele se justificou dizendo que era uma escolha dele e de sua esposa “discipliná-los e torná-los pessoas conscientes, que não mudam de atitude por causa do dinheiro”.