Confira 10 dos melhores museus do país e aprenda sobre arte, história, tecnologia e até cerâmica
Por Renata Rogé
30 jan 2015, 20h45
Rijksmuseum, em Amsterdã (/)
1/10Rijksmuseum, Amsterdã Localizado na Museumplein (Praça do Museu), bem no centro de Amsterdã, o Museu Nacional da Holanda é mais conhecido como Rijksmuseum. Abriga o principal acervo de arte e história do país, com obras que datam desde a Idade Média e que ocupam 80 salas em quatro pisos. (Ricardo Freire/Reprodução)
2/10Museu Van Gogh, AmsterdãCom o maior acervo de Vincent Van Gogh do mundo, este museu foi recentemente renovado para celebrar os 125 anos de legado do pintor. É casa dos clássicos O Semeador, Amoreira em Flor, O Quarto e diversos de seus famosos auto-retratos. (Rinuseversen1/Flickr/Creative-Commons/Flickr)
3/10Mauritshuis,Haia A obra mais famosa deste museu é a Moça com Brinco de Pérola, conhecida como a Mona Lisa holandesa, de Johannes Vermeer, mas o museu reúne também muitas outras obras de mestres dos séculos XVII e XVIII, como Rembrandt e Frans Hals. (GAPS/iStock)
6/10Hermitage, Amsterdã O maior museu satélite do Hermitage de São Petersburgo, fica no "Amstelhof", um lindo prédio às margens do rio Amstel. A coleção de cerca de três milhões de objetos no museu original garante mostras fabulosas com impressionantes obras de arte. (Andrea-Puggioni/Flickr/Creative-Commons/Flickr)
7/10Museu Boijman Van Beuningen, Roterdã Com obras que vão do clássico ao contemporâneo, tem coleções permanentes de mestres como Magritte e Dalí, além de peças de aclamados designers holandeses e artistas da atualidade. (Divulgação/Divulgação)
8/10EYE, Amsterdã O único museu do país dedicado exclusivamente a filmes e à cinematografia, o EYE tem arquitetura moderníssima que já valeria a visita por si só. Além de ter uma vasta programação diária de filmes e exposições que exploram o universo cinematográfico, também tem um agradável restaurante e café com vista para o rio IJ (pronunciado como o nome do museu). (Michael_Delaney/Flickr/Creative-Commons/Flickr)
9/10Museu Royal, Delft Esta fábrica de porcelanas funciona desde 1653 e ainda produz cerâmica à moda antiga. Suas exposições contam a história dessa tradicional arte holandesa em um ambiente bonito e agradável. Vale passear pelo jardim do museu e tomar um chá da tarde por lá. (Randolph-Croft/Flickr/Creative-Commons/Flickr)
10/10Sex Museum, Amsterdã O primeiro e mais antigo museu do sexo no mundo encontra-se em Amsterdã e mostra a importância do tema na história e na arte com uma coleção de estátuas, pinturas, fotos, vídeos, lingeries e todo tipo de objetos relacionados ao tema. (Razvan-Orendovici/Flickr/Creative-Commons/Flickr)
Aproveite a vida cultural holandesa nestes 10 museus incríveis em Amsterdã, Roterdã, Haia e Delft.