Todos os anos, o concurso francês Villes et Villages Fleuris elege as cidades e as vilas mais floridas de toda a França. Criada em 1959, a competição promove a conscientização ambiental através das flores e estimula o estabelecimento de espaços verdes em regiões urbanas do país.
O torneio é aberto, livre e de graça para todos os municípios franceses, mas entre os critérios de avaliação do campeonato estão a biodiversidade, as práticas de cultivo e a sustentabilidade que cada vila pratica.
A premiação trabalha com um sistema de classificação de quatro níveis, em que o símbolo usado é uma flor. Assim, quanto mais verde, mais “flores” a cidade recebe. As ganhadoras são aquelas que recebem quatro florzinhas, sendo as três primeiras dadas pelo distrito, pela região e pela França e, a quarta e última, por um comitê especializado.
Muitas cidades recebem a condecoração máxima. As aqui listadas, porém, são somente algumas das mais excepcionais. E aí, já está sentindo o cheiro doce das flores daqui?