Continua após publicidade

Delícias das Américas! Pratos típicos de nosso continente

Conheça empanadas, ceviche, tamales e outros dez pratos das Américas que têm influências de culturas do mundo todo

Por Eduardo Jun Marubayashi
Atualizado em 23 jun 2023, 17h21 - Publicado em 1 mar 2012, 21h06

Batatas? Aquelas que encontramos na feira chamamos de inglesa e holandesa.

Chocolate? Fazem a fama de belgas e suíços.

Pimenta? A cozinha tailandesa não vive sem elas.

Tomate? Já imaginou uma mamma italiana sem elas?

Continua após a publicidade

Pois bem, há pouco mais de quinhentos anos nada disso existia nesses países. Eram de uso exclusivo dos povos americanos. É claro que sem bois, galinhas, porcos e ovelhas, trazidos de outras terras, estaríamos comendo hoje carne de capivara, cateto e jacaré. As trocas foram (e são) constantes. Nossa raça é mestiça e nossa cozinha é fusion.

Hoje os pratos mais icônicos das Américas são uma grande mistura de influências, fruto de importações de imigrantes, adaptações regionais e a atenuação de sabores mais acentuados. O resultado é que muito do que conhecemos da gastronomia mexicana na verdade foi ‘acalmada’ pelos paladares de chefs texanos, o ceviche peruano tem pitadas da cozinha japonesa e, no Caribe, os pratos creole são uma instigante mescla de origens francesa, inglesa, espanhola, portuguesa, holandesa, africana e nativa. É o papiamento – o divertido dialeto de Aruba – sobre a mesa.

Continua após a publicidade

Tirando os asados e parrilladas de lado, centramos nossas atenções nas especialidades que ganharam o mundo e extrapolaram fronteiras. Boa viagem, bom apetite!

Busque hospedagem nas Américas pela Booking. 

Publicidade