Uma das cidades mais famosas do Brasil pela produção de cerâmica, Cunha (SP) promove o 8º Festival da Cerâmica até o dia 1° de novembro.
A festa, que começou no dia 11, tem workshops, cursos, palestras e feiras relacionados à produção de peças em cerâmica – algumas atividades são gratuitas. Uns dos pontos altos ficam por conta da abertura de forno Noborigama (participantes – inclusive iniciantes – poderão ver suas peças de cerâmica incandescentes saindo do forno) e da participação de ceramistas renomados, como o francês René Le Denmat.
Um dos dias imperdíveis do Festival da Cerâmica é o 16 de outubro, quinta-feira. A partir das 18 horas, será feita uma demonstração de torno e queima de Raku em plena Praça da Matriz. O show será seguido de uma perfomance dos ceramistas e da apresentação do pianista Arthur Moreira Lima, e a entrada é gratuita.
Sobre a cidade de Cunha
A estância do Alto Vale do Paraíba fica a 232 quilômetros de São Paulo (SP) a cerca de 900 metros de altitude e abriga hoje cerca de 20 ateliês de ceramistas em suas ladeiras. A tradição começou nos anos 1970, e atualmente o movimento é tão forte que foi criado o Instituto Cultural da Cerâmica de Cunha (ICCC), que organiza o evento anual em parceria com a prefeitura da cidade.
Além da cerâmica, a Estrada Real sinuosa, repleta de belas paisagens com destino a Paraty (RJ), e o Parque Estadual da Serra do Mar atraem visitantes em busca das belezas naturais da região.
Leia mais:
Tour do Guia Quatro Rodas pelos ateliês de Cunha (SP)
Conheça melhor a cidade de Cunha (SP)
Roteiro de 48 horas de aventuras em Brotas (SP)