Fotos: 9 restaurantes para comer bem em Fortaleza
Veja a seleção dos melhores restaurantes de Fortaleza, no Ceará, para provar a culinária regional e outras especialidades, sem deixar de lado as comidinhas


A casa especializada em pescados utiliza ingredientes frescos em seus pratos. Com molhos suaves e uso competente da grelha, o chef Lúcio Figueiredo segue a fórmula do amigo e mestre Vicente Bojovski, dono da melhor casa de pescados do país, o Guaramare, em Guarapari (ES). (Romero Cruz)

O misto de pescados (peixe, camarão e lagosta) e a paella são pedidas certas no restaurante Vojnilô (Romero Cruz)

No cardápio deste restaurante regional, há receitas do litoral e do interior do Ceará. Com bom custo/benefício, as receitas agradam ao público, que lota as mesas do ambiente despojado. O sucesso rendeu até a abertura de uma filial em São Paulo (Jarbas Oliveira)

A carne de sol com baião de dois é um dos pratos recomendados no restaurante regional Colher de Pau. Para quem prefere receitas litorâneas, a pedida é a peixada cearense. (Jarbas Oliveira)

Venha aqui para se deliciar com as comidinhas doces e salgadas. Dúvida na hora de escolher as guloseimas? O GUIA QUATRO RODAS recomenda o camarão empanado e, depois, a torta de chocolate com amêndoas (Jarbas Oliveira)

Os confeiteiros da casa seguem à risca as receitas criadas pela Dona Balu, quituteira de mão cheia que já morreu. (Jarbas Oliveira)

Sob comando do espanhol Agustin Herrero, este restaurante de culinária contemporânea serve pratos criativos com ingredientes locais, como a pescada com purê de banana-da-terra. (Divulgação)

Os ambientes do restaurante L’Ô são modernos e elegantes (Divulgação)

É preciso pegar a estrada CE-040 para chegar aqui – a partir do Centro, são mais de 15 quilômetros. Mas o passeio vale para quem é fã de tapioca: há recheios para todos os gostos e mais de 20 barracas especializadas nesta comidinha. Há 100 sabores, com preços que variam de R$ 2 a R$ 10. (Romero Cruz)

Beira-mar, este restaurante serve pratos fartos de pescados e frutos do mar. Há mesas na área interna, para dias quentes, e na área externa, para curtir a brisa da noite (Marcello Fontes)

Dentro do melhor hotel da cidade, o Gran Marquise, o restaurante Nostradamus tem um ambiente refinado, com iluminação a velas e vista para o mar. Estrelado pelo GUIA QUATRO RODAS, tem cozinha variada, que adota ingredientes regionais, em receitas como a cauda de lagosta acompanhada de arroz piemontês e os camarões com uvas verdes (Divulgação)

Especializado em culinária portuguesa, o Sobreiro tem como destaque os pratos com bacalhau. Mas o cardápio também inclui receitas com a lagosta. O chef Raimundo Gomes trabalhou por 12 anos no Antiquarius do Rio de Janeiro, o melhor restaurante português do Brasil. (Divulgação)

Bacalhau a lagareiro, prato servido no restaurante Sobreiro, em Fortaleza (Divulgação)

Instalado no Hotel Holliday Inn, este restaurante francês serves suflês e pratos de carnes de pato, perdiz e coelho, que podem ser apreciados acompanhados de um bom vinho e ao som do piano, em algumas noites. (Jarbas Oliveira)
Lagosta, caranguejo, pargo. Os pescados e frutos do mar certamente são as estrelas da culinária de Fortaleza e outras regiões do litoral do Ceará. Quem visita a região não deve deixar de experimentar a tradicional peixada cearense, criada para recuperar as forças dos jangadeiros que voltavam do alto-mar. O prato leva repolho, cebola, cenoura, batatas, tomate e peixe, com leite de coco natural. Para experimentar a delícia, o GUIA QUATRO RODAS recomenda restaurantes como Colher de Pau e Coco Bambu Frutos do Mar.
Mas nem só de pratos regionais vive Fortaleza. O Sobreiro, por exemplo, especializado na culinária portuguesa, serve um bacalhau caprichado. No comando da cozinha está o chef Raimundo Gomes, que trabalhou por 12 anos no Antiquarius, no Rio de Janeiro – melhor restaurante da especialidade do Brasil, com três estrelas no GUIA QUATRO RODAS BRASIL 2012.
Para refeições mais rápidas, mas não menos deliciosas, que tal uma tapioca? A comidinha é oferecida em vários pontos da cidade, mas se puder pegue a CE-040 e vá até o famoso Centro das Tapioqueiras, com mais de 20 barracas. Você terá dificuldade em escolher um sabor, pois há mais de 100 opções de recheios. Doce problema!