Helsinque é a Capital Mundial do Design 2012
Capital da Finlândia e mais quatro cidades vizinhas terão debates e exposições entre os mais de 180 eventos a serem organizados
Helsinque, capital da Finlândia, foi nomeada a Capital Mundial do Design para 2012 pela ICSID (Conselho Internacional de Sociedades de Desenho Industrial). Depois de Seul (Coreia do Sul) e Turim (Itália), a cidade abrigará ao longo do ano – junto com as vizinhas Espoo, Vantaa, Lahti e Kauniainen – mais de 180 eventos como seminários, debates e exposições ligados aos mais distintos aspectos do design.
Com o tema geral Helsinque Aberta – Incorporando o Design na Vida, a proposta da cidade é levar as necessidades cotidianas das pessoas ao processo de criação de produtos.
Além de cobrir temas clássicos como decoração, mobiliário e desenho industrial, o evento deste ano levantará discussões sobre temas contemporâneos, como o desenvolvimento de aplicativos de smartphones, novos enfoques para soluções urbanas e conceitos de produtos sustentáveis.
O Design Nórdico
Beleza e funcionalidade. O desenho industrial nórdico – principalmente de países como Dinamarca, Suécia e Finlândia – foi moldado na ética espartana dos luteranos, reflexo de uma terra cujos recursos são escassos e o clima é brutal. Não há espaço para floreios. Os objetos do dia-a-dia receberam linhas simples, de refinado e atemporal pragmatismo, que encontram lar em simples chalés de madeira e em abastadas casas de condomínio.
Esta forma de pensamento formou uma escola cujos maiores expoentes são o dinamarquês Arne Jacobsen e os arquitetos finlandeses Alvar Aalto e Eero Saarinen. De pratos a talheres, de vasos a lustres, eles ofereceram ao mundo clássicos do mobiliário como a mesa tulipa, o vaso Savoy e a cadeira formiga. Seus traços têm mais de cinquenta anos e continuam decorando as salas de estar de casas e escritórios modernosos.
Muito além dos grandes mestres, grandes corporações levaram essa filosofia a espectros opostos do mercado. Enquanto a sueca IKEA tornou-se a mãe de todas as lojas de móveis de desenho bacana e preços baixos, os projetistas da marca dinamarquesa Bang & Olufsen mergulharam seus esforços na concepção de aparelhos eletrônicos de altíssima performance e preços proibitivos. Entre estes dois extremos, uma miríade de marcas ganharam o mundo com automóveis extremamente seguros e aspiradores de pó de linhas orgânicas.
Helsinque é considerada uma das melhores cidades do mundo para se viver, com transportes públicos eficientes, ótima segurança e muitas áreas verdes para o lazer / Foto: Vili Foto/Divulgação
Helsinque
Há pouco mais de cem anos, a Finlândia era um dos mais pobres e corruptos países da Europa. Com a independência da Rússia já no século 20, os finlandeses implementaram um sistema político transparente e progressista, visando o bem-estar social na mesma medida que seus vizinhos nórdicos, Suécia, Noruega e Dinamarca. O resultado é que o país ostenta hoje um dos mais altos IDH (Índices de Desenvolvimento Humano) do mundo, 62 posições acima do Brasil, segundo o ranking de 2010 elaborado pela ONU.
Helsinque, sua capital, é uma arborizada e tranquila metrópole, repleta de jardins, parques e museus, que dialoga harmonicamente com seu recortado litoral, repleto de pequenas ilhas. A natureza simplesmente impele os visitantes a fazer longas caminhadas e se aventurar por seus arquipélagos.
Sede dos Jogos Olímpicos de 1952, vale a pena conhecer seu elegante estádio nacional. E também o museu de arte contemporânea Kiasma, a fortaleza de Suomenlinna – patrimônio da humanidade pela Unesco – e o Tuomiokirkko, sua icônica catedral luterana, o símbolo da cidade. É possível ver – e, principalmente, usufruir – do melhor do design finlandês durante toda sua estada no país. A sala de desembarque do aeroporto de Helsinque possui um ar aconchegante, oferecendo uma experiência terna. Bicicletas públicas de linhas futuristas, letreiros fáceis de compreender – mesmo que você não entenda o complicadíssimo idioma local –, xícaras de capuccino que são pequenas esculturas e o próprio desenho urbano fluido e arejado tornam a experiência agradavelmente contemplativa. Mesmo sem ter monumentos grandiosos ou marcos icônicos, Helsinque agrada.
Limpa, sustentável e dinâmica, ela merece entrar em qualquer roteiro pelo norte da Europa e ainda pode combinar passeios a São Petersburgo, na Rússia, e Tallinn, na Estônia, duas outras joias da arquitetura e história da região.
World Design Capital Helsinki 2012
Onde: Helsinque, Espoo, Vantaa, Lahti e Kauniainen, Finlândia
Quando: diversos eventos entre 2012 e 2013
Mais informações: no site wdchelsinki2012.fi/en
Destaques da programação:
Mostra Made in Helsinki 1700-2012
Panorama das raízes do design finlandês do século 18 aos dias de hoje
De 12/jun/2012 a 31/ago/2013, em Helsinque
Informações: www.hel.fi/hki/Museo
Global Nordic Design 2012
Mostra sobre o atual cenário do design escandinavo e sua visão sobre o futuro
De 11/jul a 16/set, em Espoo
Informações: www.emma.museum
Boutique
O Museu de Arte Amos Anderson será transformado em um grande show-room com o melhor da produção industrial finlandesa. Ótimas compras.
De 17/ago a 11/nov, em Helsinque
Informações: www.amosanderson.fi
Helsinki Design Week 2012
De 6 a 16/set, em Helsinque
Seminários e debates sobre o futuro do design e sua participação na implementação de inovações sociais
Informações: www.helsinkidesignweek.com
Habitare
A maior feira de decoração, mobiliário e design da Finlândia.
De 12 a 16/set, em Helsinque
Informações: www.habitare.fi
OpenHouseHelsinki
Casas e edifícios icônicos da arquitetura e design finlandeses, normalmente fechados ao público, abrirão suas portas. Designers e acadêmicos servirão como guias dos tours.
De 13 a 19/set, em Helsinque
Informações: www.openhousehelsinki.fi
LEIA MAIS:
Destino: Finlândia – viajeaqui – dica de passeios e atrações no país