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Metrópoles e bicicletas: cidades pelo mundo com belas ciclovias
Conheça exemplos de destinos pelo mundo que já são (e que podem vir a ser), de fato, amigos das pedaladas
![Em toda a Holanda existem pelo menos 20 mil quilômetros de ciclovias e trechos adaptados para um passeio seguro sobre duas rodas. E como não poderia deixar de ser, a capital <a href="https://viajeaqui.abril.com.br/cidades/holanda-amsterda" rel="Amsterdã" target="_blank"><strong>Amsterdã</strong></a> é, sem dúvida, a cidade da bicicleta. Como a magrela é um meio de transporte para muita gente, há serviços de aluguel por toda a parte - em hotéis e hostels, por exemplo - e as estações de trem dispõem de bicicletário Em toda a Holanda existem pelo menos 20 mil quilômetros de ciclovias e trechos adaptados para um passeio seguro sobre duas rodas. E como não poderia deixar de ser, a capital <a href="https://viajeaqui.abril.com.br/cidades/holanda-amsterda" rel="Amsterdã" target="_blank"><strong>Amsterdã</strong></a> é, sem dúvida, a cidade da bicicleta. Como a magrela é um meio de transporte para muita gente, há serviços de aluguel por toda a parte - em hotéis e hostels, por exemplo - e as estações de trem dispõem de bicicletário](https://gutenberg.viagemeturismo.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/adasdasdasda.jpeg?quality=90&strip=info&w=925&w=636)
![Em <a href="https://viajeaqui.abril.com.br/cidades/espanha-barcelona" rel="Barcelona" target="_blank"><strong>Barcelona</strong></a>, mais de 40% dos deslocamentos são feitos a pé ou de bicicleta. Com mais de 150 quilômetros de vias destinadas aos ciclistas, 100.000 viagens internas na cidade são feitas de bike. Em 2004, esse número era de 33.000. Conhecido por sua eficiência, o Bicing é um sistema de empréstimo de bicicletas disponível em toda a cidade, com 413 estações de retirada e devolução, distantes 300 metros uns dos outros Em <a href="https://viajeaqui.abril.com.br/cidades/espanha-barcelona" rel="Barcelona" target="_blank"><strong>Barcelona</strong></a>, mais de 40% dos deslocamentos são feitos a pé ou de bicicleta. Com mais de 150 quilômetros de vias destinadas aos ciclistas, 100.000 viagens internas na cidade são feitas de bike. Em 2004, esse número era de 33.000. Conhecido por sua eficiência, o Bicing é um sistema de empréstimo de bicicletas disponível em toda a cidade, com 413 estações de retirada e devolução, distantes 300 metros uns dos outros](https://gutenberg.viagemeturismo.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/metropoles-bicicletas-2.jpg?quality=90&strip=info&w=919&w=636)
![Com mais de 7 milhões de automóveis circulando diariamente por suas vias, São Paulo vem, pouco a pouco, cedendo espaço para as bicicletas. Uma iniciativa criada em agosto de 2009 é a CicloFaixa, um percurso de 51 quilômetros em ruas e avenidas das quatro regiões da cidade. O trajeto integra o futuro Parque Clube do Chuvisco aos já existentes Villa-Lobos, do Povo, das Bicicletas e do Ibirapuera, e funciona aos domingos e feriados, entre 7h e 16h. Uma faixa de rolamento de trechos da Faria Lima, Cidade Jardim, entre outras importantes artérias da cidade, fica reservada aos ciclistas, que pedalam sob orientação de 500 fiscais e protegidos por cones e placas de sinalização. Com mais de 7 milhões de automóveis circulando diariamente por suas vias, São Paulo vem, pouco a pouco, cedendo espaço para as bicicletas. Uma iniciativa criada em agosto de 2009 é a CicloFaixa, um percurso de 51 quilômetros em ruas e avenidas das quatro regiões da cidade. O trajeto integra o futuro Parque Clube do Chuvisco aos já existentes Villa-Lobos, do Povo, das Bicicletas e do Ibirapuera, e funciona aos domingos e feriados, entre 7h e 16h. Uma faixa de rolamento de trechos da Faria Lima, Cidade Jardim, entre outras importantes artérias da cidade, fica reservada aos ciclistas, que pedalam sob orientação de 500 fiscais e protegidos por cones e placas de sinalização.](https://gutenberg.viagemeturismo.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/metropoles-bicicletas-3.jpg?quality=90&strip=info&w=922&w=636)
![Os 650 quilômetros de ciclovias da plana <a href="https://viajeaqui.abril.com.br/cidades/alemanha-berlim" rel="Berlim" target="_blank"><strong>Berlim</strong></a> são interligados a diversos pontos de interesse de turistas. Um circuito de 160 quilômetros passa por diferentes áreas nas quais ainda restam fragmentos do histórico Muro de Berlim. Ciclistas com mais fôlego podem partir da capital alemã e seguir até Copenhague, na Dinamarca, numa empreitada de cerca de 650 quilômetros por ciclovias e áreas destinadas à circulação de bicicletas. O site oficial de turismo da Alemanha apresenta diferentes rotas de viagem para os praticantes de cicloturismo em todo o país Os 650 quilômetros de ciclovias da plana <a href="https://viajeaqui.abril.com.br/cidades/alemanha-berlim" rel="Berlim" target="_blank"><strong>Berlim</strong></a> são interligados a diversos pontos de interesse de turistas. Um circuito de 160 quilômetros passa por diferentes áreas nas quais ainda restam fragmentos do histórico Muro de Berlim. Ciclistas com mais fôlego podem partir da capital alemã e seguir até Copenhague, na Dinamarca, numa empreitada de cerca de 650 quilômetros por ciclovias e áreas destinadas à circulação de bicicletas. O site oficial de turismo da Alemanha apresenta diferentes rotas de viagem para os praticantes de cicloturismo em todo o país](https://gutenberg.viagemeturismo.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/metropoles-bicicletas-4.jpg?quality=90&strip=info&w=917&w=636)
![Integrado a um dos sistemas de transportes urbanos mais modernos das Américas, o programa CicloRuta, em Bogotá, tem pelo menos 300 quilômetros de vias exclusivas para a circulação de bicicletas. Há também ciclofaixas que funcionam aos domingos e feriados entre 7 da manhã e 2 da tarde, quando as principais áreas de circulação ficam interditadas. Para quem não sabe pedalar e quer aprender, o IDRD (Instituto Distrital de Recreación y Deportes de Bogotá) mantém monitores que ensinam os traquejos para os futuros ciclistas e administra um serviço de empréstimo de bicicletas Integrado a um dos sistemas de transportes urbanos mais modernos das Américas, o programa CicloRuta, em Bogotá, tem pelo menos 300 quilômetros de vias exclusivas para a circulação de bicicletas. Há também ciclofaixas que funcionam aos domingos e feriados entre 7 da manhã e 2 da tarde, quando as principais áreas de circulação ficam interditadas. Para quem não sabe pedalar e quer aprender, o IDRD (Instituto Distrital de Recreación y Deportes de Bogotá) mantém monitores que ensinam os traquejos para os futuros ciclistas e administra um serviço de empréstimo de bicicletas](https://gutenberg.viagemeturismo.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/metropoles-bicicletas-5.jpg?quality=90&strip=info&w=873&w=636)
![Fortaleza é a capital nordestina que tem o maior trecho urbano destinado às bicicletas: são 65 quilômetros de ciclovias. Mais 30 quilômetros estão sendo construídos, assim como bicicletários em terminais de integração com transporte público. Como as ruas da cidade são estreitas, caso até das avenidas Sargento Hermínio e Humberto Monte, o trânsito de ciclistas requer muita atenção, apesar da sinalização e das faixas exclusivas Fortaleza é a capital nordestina que tem o maior trecho urbano destinado às bicicletas: são 65 quilômetros de ciclovias. Mais 30 quilômetros estão sendo construídos, assim como bicicletários em terminais de integração com transporte público. Como as ruas da cidade são estreitas, caso até das avenidas Sargento Hermínio e Humberto Monte, o trânsito de ciclistas requer muita atenção, apesar da sinalização e das faixas exclusivas](https://gutenberg.viagemeturismo.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/metropoles-bicicletas-6.jpg?quality=90&strip=info&w=928&w=636)
![Buenos Aires tem atualmente 70 quilômetros de ciclovias, que ligam locais como o bairro de Retiro, o Parque Lezama (em Santelmo), Puerto Madero e Palermo Viejo. Esses trajetos fazem parte do projeto governamental Mejor em Bici, que inclui também um serviço de empréstimo gratuito de bicicletas. Depois de fazer o cadastro, é possível utilizar por duas horas um dos 500 veículos disponíveis. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas, e aos sábados, das 9 às 15 horas, em dezessete pontos da cidade. Em operação desde 2004, a empresa La Bicicleta Naranja aluga bicicletas para passeios e organiza biketours por importantes pontos da capital argentina Buenos Aires tem atualmente 70 quilômetros de ciclovias, que ligam locais como o bairro de Retiro, o Parque Lezama (em Santelmo), Puerto Madero e Palermo Viejo. Esses trajetos fazem parte do projeto governamental Mejor em Bici, que inclui também um serviço de empréstimo gratuito de bicicletas. Depois de fazer o cadastro, é possível utilizar por duas horas um dos 500 veículos disponíveis. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas, e aos sábados, das 9 às 15 horas, em dezessete pontos da cidade. Em operação desde 2004, a empresa La Bicicleta Naranja aluga bicicletas para passeios e organiza biketours por importantes pontos da capital argentina](https://gutenberg.viagemeturismo.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/metropoles-bicicletas-7.jpg?quality=90&strip=info&w=919&w=636)
![Copenhague tem 350 quilômetros de ciclovias e 40 quilômetros de ciclovias verdes, que são exclusivas para o trânsito de bicicleta, sem nenhum contato com automóveis. E ainda há projetos para a ampliação desse sistema nos próximos anos. Atualmente, 37% da população da cidade se locomove sobre pedais. A meta local é que até 2015 esse número alcance metade dos habitantes. A cidade é um dos poucos lugares do mundo a contar com um sistema de semáforos específico para ciclistas Copenhague tem 350 quilômetros de ciclovias e 40 quilômetros de ciclovias verdes, que são exclusivas para o trânsito de bicicleta, sem nenhum contato com automóveis. E ainda há projetos para a ampliação desse sistema nos próximos anos. Atualmente, 37% da população da cidade se locomove sobre pedais. A meta local é que até 2015 esse número alcance metade dos habitantes. A cidade é um dos poucos lugares do mundo a contar com um sistema de semáforos específico para ciclistas](https://gutenberg.viagemeturismo.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/metropoles-bicicletas-8.jpg?quality=90&strip=info&w=919&w=636)
![Pontos importantes de Medellín podem ser visitados de bicicleta nas ciclofaixas que há na cidade, caso da Plaza Botero, da Universidad Bolivariana, do Zoológico e do Parque Explora, entre outros locais. Os passeios podem ser feitos na companhia de guias turísticos que vão comentando a história local. Ao todo são 39 quilômetros que funcionam aos domingos e feriados. Há também um esquema alternativo, que autoriza o trânsito de bikes nas vias principais no período noturno, das 20 às 22 horas, de segunda a quinta-feira Pontos importantes de Medellín podem ser visitados de bicicleta nas ciclofaixas que há na cidade, caso da Plaza Botero, da Universidad Bolivariana, do Zoológico e do Parque Explora, entre outros locais. Os passeios podem ser feitos na companhia de guias turísticos que vão comentando a história local. Ao todo são 39 quilômetros que funcionam aos domingos e feriados. Há também um esquema alternativo, que autoriza o trânsito de bikes nas vias principais no período noturno, das 20 às 22 horas, de segunda a quinta-feira](https://gutenberg.viagemeturismo.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/metropoles-bicicletas-9.jpg?quality=90&strip=info&w=915&w=636)
![Estima-se que o Rio de Janeiro tenha hoje cerca de 3 milhões de bicicletas, mais que o dobro da frota de automóveis da cidade, que rodam por 260 quilômetros de ciclovias (a previsão é que sejam 300 até o final de 2012). As rotas permitem a ligação entre o Centro e bairros da Zona Sul, por exemplo, e a conexão com os meios de transporte de massa. É possível dar boas pedaladas pela Lagoa Rodrigo de Freitas e a orla de Ipanema, Leblon e Copacabana Estima-se que o Rio de Janeiro tenha hoje cerca de 3 milhões de bicicletas, mais que o dobro da frota de automóveis da cidade, que rodam por 260 quilômetros de ciclovias (a previsão é que sejam 300 até o final de 2012). As rotas permitem a ligação entre o Centro e bairros da Zona Sul, por exemplo, e a conexão com os meios de transporte de massa. É possível dar boas pedaladas pela Lagoa Rodrigo de Freitas e a orla de Ipanema, Leblon e Copacabana](https://gutenberg.viagemeturismo.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/metropoles-bicicletas-10.jpg?quality=90&strip=info&w=919&w=636)
![Pelas ruas de Munique, no sul da Alemanha, existem 1.200 quilômetros de ciclovias. Como acontece em diversas regiões do país, a capital da Bavária é muito bem preparada para a circulação de bicicletas. Além de oferecer serviços de empréstimo e organizar passeios turísticos sobre duas rodas, a cidade dispõe de um sistema online pelo qual é possível encontrar rotas e traçar caminhos Pelas ruas de Munique, no sul da Alemanha, existem 1.200 quilômetros de ciclovias. Como acontece em diversas regiões do país, a capital da Bavária é muito bem preparada para a circulação de bicicletas. Além de oferecer serviços de empréstimo e organizar passeios turísticos sobre duas rodas, a cidade dispõe de um sistema online pelo qual é possível encontrar rotas e traçar caminhos](https://gutenberg.viagemeturismo.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/metropoles-bicicletas-11.jpg?quality=90&strip=info&w=755&w=636)
![Os pontos mais famosos para pedalar em Nova York são a Ponte do Brooklyn, o Central Park, as margens do Rio Hudson e a Governors Island. A cidade dispõe hoje de 400 quilômetros de ciclovias, rotas e vias verdes, livres do trânsito de carros. Empresas como a BikeandRoll, a Bike The Big Apple e a BikeRental Central Park locam bicicletas e organizam tours por diversas área de Manhattan, como Chinatown e o Central Park Os pontos mais famosos para pedalar em Nova York são a Ponte do Brooklyn, o Central Park, as margens do Rio Hudson e a Governors Island. A cidade dispõe hoje de 400 quilômetros de ciclovias, rotas e vias verdes, livres do trânsito de carros. Empresas como a BikeandRoll, a Bike The Big Apple e a BikeRental Central Park locam bicicletas e organizam tours por diversas área de Manhattan, como Chinatown e o Central Park](https://gutenberg.viagemeturismo.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/metropoles-bicicletas-12.jpg?quality=90&strip=info&w=919&w=636)
![Paris tem o maior sistema de empréstimo de bicicletas no mundo, o Vélib. Em julho de 2011, o serviço completou quatro anos e comemorou números significativos: 100 milhões de viagens, 20.000 bicicletas à disposição em 1.800 estações de aluguel e mais de 180.000 assinantes no ano. Tanta movimentação faz todo sentido para uma cidade como Paris, que é repleta de ciclovias - espera-se chegar a 700 quilômetros até 2014 - e de inspiradores cenários Paris tem o maior sistema de empréstimo de bicicletas no mundo, o Vélib. Em julho de 2011, o serviço completou quatro anos e comemorou números significativos: 100 milhões de viagens, 20.000 bicicletas à disposição em 1.800 estações de aluguel e mais de 180.000 assinantes no ano. Tanta movimentação faz todo sentido para uma cidade como Paris, que é repleta de ciclovias - espera-se chegar a 700 quilômetros até 2014 - e de inspiradores cenários](https://gutenberg.viagemeturismo.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/metropoles-bicicletas-13.jpg?quality=90&strip=info&w=923&w=636)
![Recife tem hoje 21 quilômetros de rotas para o deslocamento de bicicletas. A ciclovia Orla contorna o calçadão da Avenida Boa Viagem. Há ainda a do Centro, a Tiradentes (na Avenida do Forte), a do Canal do Cavouco e a ciclorrota 21 de Abril, no bairro de Afogados. Há estudos para a abertura de um trecho exclusivo para bicicletas na Avenida Norte, com extensão de 2,5 quilômetros, e na Via Mangue, que poderá ganhar 4,5 quilômetros Recife tem hoje 21 quilômetros de rotas para o deslocamento de bicicletas. A ciclovia Orla contorna o calçadão da Avenida Boa Viagem. Há ainda a do Centro, a Tiradentes (na Avenida do Forte), a do Canal do Cavouco e a ciclorrota 21 de Abril, no bairro de Afogados. Há estudos para a abertura de um trecho exclusivo para bicicletas na Avenida Norte, com extensão de 2,5 quilômetros, e na Via Mangue, que poderá ganhar 4,5 quilômetros](https://gutenberg.viagemeturismo.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/metropoles-bicicletas-14.jpg?quality=90&strip=info&w=912&w=636)
Algumas cidades do Brasil começam a seguir o modelo do exterior e passam a ceder espaço nas ruas para os ciclistas. Veja acima fotos de ciclovias em várias cidades do mundo e programe-se para pedalar em algumas delas!