Paris: Montmartre tem boêmia, gastronomia e vista impressionante
O bairro parisiense reúne charme, arquitetura e uma localização privilegiada para contemplar a cidade luz
Por Mariana Maciel
Atualizado em 14 Maio 2019, 17h18 - Publicado em 15 jul 2015, 01h14
Para quem gosta de ver as cidades de cima e ainda passar por um lugar turístico, mas com o encanto da arquitetura e acesso aos moradores locais, o bairro de Montmartre, em Paris, tem um cantinho mais do que charmoso. Por ali está a Sacre Coeur, uma das igrejas mais conhecidas do mundo (e uma das mais bonitas, na minha opinião).
A subida até a Sacre Coeur já é uma parte interessante do trajeto. Você pode subir de funiculaire ou por escada mesmo. São 234 degraus, mas vale a pena ir vendo Paris ficando menor lá embaixo.
Nos dias de calor, as pessoas gostam de ficar sentadas nos jardins do caminho para fazer piqueniques ou simplesmente olhar o pôr do sol. Os mais jovens gostam de ficar lá no topo também tocando violão, tomando cerveja e vendo pocket shows de artistas de rua. Ah, a melhor estacão de metrô para acessar a Sacre Coeur é Anvers.
Continua após a publicidade
Esse cenário todo boêmio do lado de fora muda completamente quando você entra na igreja. Ali o clima é de oração e silêncio. Mesmo para quem não é religioso, vale uma visita, pois a arquitetura do local é linda.
Continua após a publicidade
Depois de dar uma passadinha na Sacre Coeur, é legal visitar as ruazinhas que ficam atrás da igreja, onde muitos turistas acabam não indo. As ruas estreitas e de típica arquitetura parisiense estão cheias de restaurantes e ateliês de arte, que ficam abertos até tarde.
A maioria dos restaurantes têm serviço à la carte e o “plat du jour”, que é o menu do dia, com uma entrada e/ou sobremesa e um prato principal. Às vezes tem uma bebida incluída também. Estive por lá em junho e os preços variavam de 12 a 30 euros, dependendo dos pratos.
Continua após a publicidade
Além do clima aconchegante, você ainda tem uma vista privilegiada de Paris, podendo ver os principais pontos turísticos da cidade e a Torre Eiffel triunfando lá no meio.
Continua após a publicidade
Continua após a publicidade
Obs: a parte de baixo do bairro, onde está a avenida com acesso ao metrô, não é muito agradável, pois tem muitos vendedores ambulantes e é bem bagunçada, mas a vista lá de cima vale tudo.