Onde comer, beber e aproveitar a vida no Piemonte, no norte da Itália

1. Cerreto
“Na região da Langhe estão os melhores vinhos italianos, e é possível agendar visitas a quase todas as vinícolas. Recomendo a Ceretto, que construiu um prédio incrível de vidro no meio das colinas de Barolo, de onde se pode avistar todo o vale.”
2. Piazza Duomo
“Localizado em Alba, é um dos cinco restaurantes italianos com três estrelas Michelin (e onde eu tive o privilégio de trabalhar). Se você não conseguir reserva, ou quiser gastar menos, vá ao Enrico Crippa, no La Piola, no andar de baixo.”

(Foto: Giovanni Paccaloni/Flickr)
3. Ilhas Borromeo
“Para visitar essas lindas ilhas, no Lago Maggiore, vá até a cidade de Stresa, onde você combina o passeio com um dos barqueiros de plantão na Piazza Marconi. Não deixe de descer na maior delas, a Isola Bella, e aproveitar o dolce far niente.”

(Foto: Divulgação)
4. Eataly
“Em Lingotto, distrito de Turim, encontramos a loja original do Eataly, que hoje tem várias unidades espalhadas pelo mundo. A especialidade, claro, é a gastronomia italiana.”

(Foto: Divulgação)
5. Museu Egípcio e Mostra de Cinema
“Pouca gente sabe, mas Turim tem o maior museu egípcio fora do Egito. Vale a visita, como também ao Museu Nacional de Cinema, que é mais uma grande mostra interativa. Fica na Mole Antonelliana, edifício-símbolo da cidade.”

(Foto: Divulgação)
6. Caffè Al Bicerin
“Lugar para tomar o Bicerin, drinque à base de café, chocolate e leite, reconhecido como patrimônio de Turim. Lá também você encontra o chocolate típico da cidade, o Giandujotto, sucesso mundo afora desde 1865.”
As sugestões são de Carlos Bertolazzi, chef e proprietário dos restaurantes Per Paolo e Zenna Caffé.