Os seis melhores restaurantes para comer fondue no Brasil
O GUIA QUATRO RODAS selecionou os restaurantes brasileiros ideais para compartilhar prazeres de queijo, carne e chocolate

A maior carta de vinhos da região acompanha e harmoniza dos pratos desta elegante casa. Pode-se escolher entre 250 rótulos para acompanhar a deliciosa fondue de raclette (foto), feita com o queijo derretido raspado, acompanhado de batatas, pepinos e cebolas em conserva caseira. A principal fondue é a feita com mistura de queijos holandeses e um toque de kirsch (aguardente de cereja). Quem prefere carne pode pedir a La Pierrade, com pedaços de filé-mignon e frango cozidos em pedra vulcânica, para ser experimentados com 14 molhos. Av. das Hortênsias, 1432, (54) 3286-1744 (Divulgação)

É preciso fazer reserva para comer no restaurante do Hotel Toriba e provar a fondue mais pedida na casa: a bourguignonne. Cubinhos de filé-mignon, peito de frango, batata frita e torradas chegam à mesa com 14 molhos preparados no local. Nada tradicional, a de funghi armoniza os cogumelos paris, shiitake e pleurotusreúne com queijo gouda, creme de leite e kümmel (sementes de alcaravia). Para a sobremesa, frutas mergulhadas em chocolate meio amargo derretido (foto). Av. Ernesto Diederichsen, 2962 (Toriba), 8,5 km, (12) 3668-5000 (Divulgação)

O restaurante construído para parecer um chalé alpino tem menu degustação com todos os sabores da casa: fondue de queijos suíços, seguido do oriental ou bourguignonne (tradicional fondue de carne suíço, de fatias de filet mignon tipo carpaccio cozidos em um consommé temperado) e, para finalizar, fondue de chocolate. O de queijos suíços (foto), acompanhado de pães e mini batatas cozidas, é preparado com appenzeller, ementhal e raclette. R. Francisco Dallalibera, 1428 (Sta. Felicidade), (41) 3364-7889 (Divulgação)

Os queijos gruyère, emmental e schabziger dão sabor acentuado à receita herbes de Glaris, um dos destaques do romântico restaurante, com luz baixa e jardim de inverno. O cardápio da família Häfeli inclui fondues suíças, como o emincé de veau, um picadinho de vitela com cogumelos e batata rosti, além da tradicional de chocolate com frutas frescas (foto). R. Cristóvão Pereira, 1220 (Campo Belo), (11) 5041-5740 (Divulgação)

Sente-se nas cadeiras revestidas com lã de carneiro para experimentar, à luz de velas, a fondue de queijo emmental e brie. Para inovar, prove a receita de camarão gigante, feita na gordura de coco, ou a sopinha preparada com o caldo de carne usado para cozinhar a fondue chinoise. Os dois ambientes da casa têm lareiras: ambiente propício para um jantar romântico no inverno. R. Demétrio Pereira dos Santos, 599 (subida do Lago Negro), (54) 3286-1936 (Thinkstock)

Apesar de ser “da Suíça”, a casa serve, além das fondues tradicionais como a de queijo, receitas inusitadas como a vegetariana, lançada neste ano. Bolinhas de massa de aipim recheadas com cubos de legumes são cozidas em consommé (caldo de carne) e servidas com batata roesti e com os molhos choron (holandês, misturado com purê de tomate), gengibre (ralado, com chantili) e cebola com cerveja preta. A de frutos do mar tem destaque para o linguado cozido no vinho branco temperado. R. Cândido Mendes, 157 (Glória), (21) 2252-5182 (Thinkstock)
As fondues têm prazeres além da deliciosa combinação de queijo derretido com pão crocante ou de frutas mergulhadas em chocolate líquido. As experiências compartilhadas com as outras pessoas ao redor do réchaud fazem do ritual gastronômico um evento social.Para garantir a satisfação dos paladares mais exigentes, o GUIA QUATRO RODAS escolheu os 6 melhores restaurantes do Brasil para degustar fondue, onde as receitas, clássicas ou inusitadas, são uma experiência à parte.
Leia mais:
Delícia! Delícia! 15 pratos que são a cara da Europa
Delícias das Américas! Pratos típicos de nosso continente
Os melhores hambúrgueres de Nova York