Primeira classe: conheça os serviços de luxo oferecidos nos aviões
Saiba quais são os mimos recebidos pelos viajantes que voam na área mais VIP
![<strong>Air France</strong><br /><br />O passageiro que voa na La Première, serviço de primeira classe da Air France, não precisa se preocupar com suas bagagens, muito menos com filas e aborrecimentos. Eles são recebidos em um ambiente privativo por funcionários que fazem todo o despacho da bagagem no aeroporto Charles De Gaulle, em Paris. Ao embarcar, o passageiro recebe um kit de amenities da grife francesa Lanvin, que inclui hidratante e creme para mãos, além de máscara relaxante para os olhos e itens de toucador. Na hora da refeição, o viajante terá a sua disposição um cardápio planejado pelos chefs Joël Robuchon, Guy Martin, e Jacques Le Divellec. As poltronas têm mais de dois metros de comprimento e diversos graus de reclinação.<br /><strong>Quanto custa:</strong> o trecho de São Paulo a Paris (ida e volta) custa a partir de R$ 26.079,56, mais as taxas de embarque <strong>Air France</strong><br /><br />O passageiro que voa na La Première, serviço de primeira classe da Air France, não precisa se preocupar com suas bagagens, muito menos com filas e aborrecimentos. Eles são recebidos em um ambiente privativo por funcionários que fazem todo o despacho da bagagem no aeroporto Charles De Gaulle, em Paris. Ao embarcar, o passageiro recebe um kit de amenities da grife francesa Lanvin, que inclui hidratante e creme para mãos, além de máscara relaxante para os olhos e itens de toucador. Na hora da refeição, o viajante terá a sua disposição um cardápio planejado pelos chefs Joël Robuchon, Guy Martin, e Jacques Le Divellec. As poltronas têm mais de dois metros de comprimento e diversos graus de reclinação.<br /><strong>Quanto custa:</strong> o trecho de São Paulo a Paris (ida e volta) custa a partir de R$ 26.079,56, mais as taxas de embarque](https://gutenberg.viagemeturismo.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/032620h_02.jpeg?quality=90&strip=info&w=922&w=636)
O passageiro que voa na La Première, serviço de primeira classe da Air France, não precisa se preocupar com suas bagagens, muito menos com filas e aborrecimentos. Eles são recebidos em um ambiente privativo por funcionários que fazem todo o despacho da bagagem no aeroporto Charles De Gaulle, em Paris. Ao embarcar, o passageiro recebe um kit de amenities da grife francesa Lanvin, que inclui hidratante e creme para mãos, além de máscara relaxante para os olhos e itens de toucador. Na hora da refeição, o viajante terá a sua disposição um cardápio planejado pelos chefs Joël Robuchon, Guy Martin, e Jacques Le Divellec. As poltronas têm mais de dois metros de comprimento e diversos graus de reclinação.
Quanto custa: o trecho de São Paulo a Paris (ida e volta) custa a partir de R$ 26.079,56, mais as taxas de embarque (Divulgação)
![<strong>Singapore Airlines</strong>A Singapore Airlines tem cadeiras totalmente reclináveis, que transformam-se em camas 100% planas, os passageiros terão pijamas da marca Givenchy e roupas de cama exclusivas durante a viagem. Os assentos têm 90 centímetros de largura. Quer mais luxo? A Singapore tem suítes privativas, disponíveis apenas em alguns dos voos operados pela aeronave Airbus 380. A ideia é aproximar a experiência de voar em uma verdadeiro quarto de hotel.<br /><br /><br /><strong>Quanto custa:</strong> a passagem de ida e volta, no trecho entre Cingapura e São Paulo, custa US$ 15.000 mais taxas de embarque <strong>Singapore Airlines</strong>A Singapore Airlines tem cadeiras totalmente reclináveis, que transformam-se em camas 100% planas, os passageiros terão pijamas da marca Givenchy e roupas de cama exclusivas durante a viagem. Os assentos têm 90 centímetros de largura. Quer mais luxo? A Singapore tem suítes privativas, disponíveis apenas em alguns dos voos operados pela aeronave Airbus 380. A ideia é aproximar a experiência de voar em uma verdadeiro quarto de hotel.<br /><br /><br /><strong>Quanto custa:</strong> a passagem de ida e volta, no trecho entre Cingapura e São Paulo, custa US$ 15.000 mais taxas de embarque](https://gutenberg.viagemeturismo.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/ife-suites-2.jpeg?quality=90&strip=info&w=928&w=636)
Quanto custa: a passagem de ida e volta, no trecho entre Cingapura e São Paulo, custa US$ 15.000 mais taxas de embarque (Divulgação)
![<strong>American Airlines</strong> Flagship Suite é o nome do assento do serviço de primeira classe da American Airlines, com 1,83 metro de comprimento. As poltronas reclináveis se transformam em camas, têm lâmpadas de leitura e tomadas individuais. Os passageiros de primeira classe recebem fones de ouvido com isolamento acústico, edredons e entretenimento de bordo acompanham o viajante. No serviço de bordo, as cartas de vinho são selecionadas pelo consultor sommelier Ken Chase. Nas viagens entre Estados Unidos e países da América do Sul, por exemplo, são servidos rótulos como Deep Sea Cabernet Sauvignon, Groom Adelaide Hills Sauvignon Blanc e LEcole n.° 41 Chardonnay. Os clientes de primeira classe da American Airlines têm acesso VIP aos lounges e assistência personalizada do check-in ao embarque.<br /> <strong>Quanto custa:</strong> a passagem de ida e volta entre São Paulo e Nova York custa a partir de R$ 10.566 <strong>American Airlines</strong> Flagship Suite é o nome do assento do serviço de primeira classe da American Airlines, com 1,83 metro de comprimento. As poltronas reclináveis se transformam em camas, têm lâmpadas de leitura e tomadas individuais. Os passageiros de primeira classe recebem fones de ouvido com isolamento acústico, edredons e entretenimento de bordo acompanham o viajante. No serviço de bordo, as cartas de vinho são selecionadas pelo consultor sommelier Ken Chase. Nas viagens entre Estados Unidos e países da América do Sul, por exemplo, são servidos rótulos como Deep Sea Cabernet Sauvignon, Groom Adelaide Hills Sauvignon Blanc e LEcole n.° 41 Chardonnay. Os clientes de primeira classe da American Airlines têm acesso VIP aos lounges e assistência personalizada do check-in ao embarque.<br /> <strong>Quanto custa:</strong> a passagem de ida e volta entre São Paulo e Nova York custa a partir de R$ 10.566](https://gutenberg.viagemeturismo.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/777_flagshipsuite_35a.jpeg?quality=90&strip=info&w=920&w=636)
Quanto custa: a passagem de ida e volta entre São Paulo e Nova York custa a partir de R$ 10.566 (Divulgação)
![<strong>Swiss</strong> Inspirada na famosa poltrona desenhada na década de 50 pelos designers americanos Charles e Ray Eames, a “Eames Lounge Chair” da Swiss First tem 211 centímetros de comprimento total e 56 de largura. No serviço de bordo, a empresa aérea suíça aposta em chefs locais para elaborar o cardápio da primeira classe. Os menus (à la carte) de todos os voos foram criados por chef detentores de estrelas no guia Michelin, que buscam misturas entre a culinária local e de outros países europeus. Uma opção vegetariana completa a oferta gastronômica da empresa aérea. Se jantar sozinho é um martírio, o cliente <em>first class</em> pode solicitar a transformação do ambiente para que a refeição seja feita com um acompanhante (<em>foto</em>). A carta de vinhos é repleta de rótulos europeus e de outros continentes, assim como uma seleção de champagnes, cafés e Pralínés da Sprüngli como acompanhamentos da Swiss.<br /> <br /> <br /> <strong>Quanto custa:</strong> a passagem entre São Paulo e Zurique (ida e volta) tem tarifas a partir de R$ 18.350 <strong>Swiss</strong> Inspirada na famosa poltrona desenhada na década de 50 pelos designers americanos Charles e Ray Eames, a “Eames Lounge Chair” da Swiss First tem 211 centímetros de comprimento total e 56 de largura. No serviço de bordo, a empresa aérea suíça aposta em chefs locais para elaborar o cardápio da primeira classe. Os menus (à la carte) de todos os voos foram criados por chef detentores de estrelas no guia Michelin, que buscam misturas entre a culinária local e de outros países europeus. Uma opção vegetariana completa a oferta gastronômica da empresa aérea. Se jantar sozinho é um martírio, o cliente <em>first class</em> pode solicitar a transformação do ambiente para que a refeição seja feita com um acompanhante (<em>foto</em>). A carta de vinhos é repleta de rótulos europeus e de outros continentes, assim como uma seleção de champagnes, cafés e Pralínés da Sprüngli como acompanhamentos da Swiss.<br /> <br /> <br /> <strong>Quanto custa:</strong> a passagem entre São Paulo e Zurique (ida e volta) tem tarifas a partir de R$ 18.350](https://gutenberg.viagemeturismo.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/serve_imagick-6.jpeg?quality=90&strip=info&w=500&w=636)
Quanto custa: a passagem entre São Paulo e Zurique (ida e volta) tem tarifas a partir de R$ 18.350 (Divulgação)
![<strong>Lufthansa</strong> Em cada aeronave da Lufthansa há até oito lugares na primeira classe. As poltronas têm espaço para as pernas de até 243 centímetros e transformam-se rapidamente em leitos com quase dois metros de comprimento e 80 centímetros de largura. Mas o verdadeiro destaque da primeira classe da aérea alemã é o engenhoso sistema de isolamento acústico, que elimina o “barulhinho” característico das viagens de avião. Na hora da refeição, o cliente da primeira classe poderá escolher o que e quando quer comer e em qual sequência. As refeições são preparadas individualmente e servidas em peças de porcelana. Os chefs Harald Wohlfahrt (Baiersbronn, Alemanha), Dieter Müller (Bergisch Gladbach, Alemanha), Daniel Boulud (Nova York, EUA) ou Paul Bocuse (Lyon, França) assinam alguns dos cardápios regionais do menu. Se precisar de um pouco mais de privacidade, o viajante pode subir cortinas em volta do seu assento.<br /> <br /> <br /> <strong>Quanto custa:</strong> a passagem (ida e volta) entre São Paulo e Frankfurt tem tarifas a partir de US$ 7.657, mais taxas <strong>Lufthansa</strong> Em cada aeronave da Lufthansa há até oito lugares na primeira classe. As poltronas têm espaço para as pernas de até 243 centímetros e transformam-se rapidamente em leitos com quase dois metros de comprimento e 80 centímetros de largura. Mas o verdadeiro destaque da primeira classe da aérea alemã é o engenhoso sistema de isolamento acústico, que elimina o “barulhinho” característico das viagens de avião. Na hora da refeição, o cliente da primeira classe poderá escolher o que e quando quer comer e em qual sequência. As refeições são preparadas individualmente e servidas em peças de porcelana. Os chefs Harald Wohlfahrt (Baiersbronn, Alemanha), Dieter Müller (Bergisch Gladbach, Alemanha), Daniel Boulud (Nova York, EUA) ou Paul Bocuse (Lyon, França) assinam alguns dos cardápios regionais do menu. Se precisar de um pouco mais de privacidade, o viajante pode subir cortinas em volta do seu assento.<br /> <br /> <br /> <strong>Quanto custa:</strong> a passagem (ida e volta) entre São Paulo e Frankfurt tem tarifas a partir de US$ 7.657, mais taxas](https://gutenberg.viagemeturismo.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/1105_fc_b747-4_13.jpeg?quality=90&strip=info&w=855&w=636)
Quanto custa: a passagem (ida e volta) entre São Paulo e Frankfurt tem tarifas a partir de US$ 7.657, mais taxas (Divulgação)
![<strong>TAM</strong> A única companhia de origem brasileira a oferecer o serviço de primeira classe, a TAM renovou recentemente suas cabines e agora aposta em um conceito de “sala de estar”, com poltronas que reclinam até 180° graus e com acesso direto ao corredor. O passageiro de primeira classe tem direito ao aluguel gratuito de telefone celular no exterior e traslado em veículo exclusivo do aeroporto ao hotel em diversos destinos como Miami, Paris ou Madri.<br /> <br /> <strong>Quanto custa:</strong> a passagem do trecho entre São Paulo e Nova York (ida e volta) tem tarifas a partir de US$ 9.468 <strong>TAM</strong> A única companhia de origem brasileira a oferecer o serviço de primeira classe, a TAM renovou recentemente suas cabines e agora aposta em um conceito de “sala de estar”, com poltronas que reclinam até 180° graus e com acesso direto ao corredor. O passageiro de primeira classe tem direito ao aluguel gratuito de telefone celular no exterior e traslado em veículo exclusivo do aeroporto ao hotel em diversos destinos como Miami, Paris ou Madri.<br /> <br /> <strong>Quanto custa:</strong> a passagem do trecho entre São Paulo e Nova York (ida e volta) tem tarifas a partir de US$ 9.468](https://gutenberg.viagemeturismo.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/8121971149_c7672aa5d8_b.jpeg?quality=90&strip=info&w=920&w=636)
Quanto custa: a passagem do trecho entre São Paulo e Nova York (ida e volta) tem tarifas a partir de US$ 9.468 (Divulgação)
![<strong>South African Airways</strong> Reclináveis até 180 graus, os assentos da primeira classe da South African Airways tornam-se camas em poucos segundos, com alguns comandos eletrônicos. Um kit de amenities, com diversos itens cosméticos exclusivos são oferecidos assim que o viajante entre na aeronave. Antes da refeição, uma seleção de canapés pode ser saboreada pelo passageiro com uma bebida de preferência. Rótulos diversos de champanhe e vinho estão entre as opções oferecidas pela aérea sul-africana.<br /> <br /> <br /> <strong>Quanto custa:</strong> o serviço de primeira classe é indisponível para voos no Brasil <strong>South African Airways</strong> Reclináveis até 180 graus, os assentos da primeira classe da South African Airways tornam-se camas em poucos segundos, com alguns comandos eletrônicos. Um kit de amenities, com diversos itens cosméticos exclusivos são oferecidos assim que o viajante entre na aeronave. Antes da refeição, uma seleção de canapés pode ser saboreada pelo passageiro com uma bebida de preferência. Rótulos diversos de champanhe e vinho estão entre as opções oferecidas pela aérea sul-africana.<br /> <br /> <br /> <strong>Quanto custa:</strong> o serviço de primeira classe é indisponível para voos no Brasil](https://gutenberg.viagemeturismo.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/os-assentos-da-primeira-classe-da-swiss-tem-design-inspirado-na-poltrona-eames-lounge-chair-1342712789141_615x300.jpeg?quality=90&strip=info&w=615&w=636)
Quanto custa: o serviço de primeira classe é indisponível para voos no Brasil (Divulgação)
![<strong>British Airways</strong> Em conjunto com duas consultorias de design da Grã-Bretanha, a Tangerine e a Forpeople, a British Airways desenvolveu um assento que tem largura 55% superior aos da classe executiva. Na hora do sono, a British Airways prepara aos passageiros de primeira classe uma cama confortável para o passageiro, com lençol de 200 fios de algodão egípcio, um edredom de 400 fios e travesseiro. Nas refeições a la carte, a mesa é posta com talheres e louças especiais. No café da manhã, são servidos pães, sucos de frutas, smoothies, iogurtes e cereais que remetem a um autêntico <em>breakfast</em> inglês.<br /> <br /> <br /> <strong>Quanto custa:</strong> a passagem do trecho entre São Paulo e Londres (ida e volta) tem tarifas a partir de US$ 9.395 <strong>British Airways</strong> Em conjunto com duas consultorias de design da Grã-Bretanha, a Tangerine e a Forpeople, a British Airways desenvolveu um assento que tem largura 55% superior aos da classe executiva. Na hora do sono, a British Airways prepara aos passageiros de primeira classe uma cama confortável para o passageiro, com lençol de 200 fios de algodão egípcio, um edredom de 400 fios e travesseiro. Nas refeições a la carte, a mesa é posta com talheres e louças especiais. No café da manhã, são servidos pães, sucos de frutas, smoothies, iogurtes e cereais que remetem a um autêntico <em>breakfast</em> inglês.<br /> <br /> <br /> <strong>Quanto custa:</strong> a passagem do trecho entre São Paulo e Londres (ida e volta) tem tarifas a partir de US$ 9.395](https://gutenberg.viagemeturismo.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/bafirst_suite3ok.jpeg?quality=90&strip=info&w=928&w=636)
Quanto custa: a passagem do trecho entre São Paulo e Londres (ida e volta) tem tarifas a partir de US$ 9.395 (Divulgação)
![<strong>Emirates</strong> Entretenimento é a palavra de ordem na primeira classe da Emirates. Com 1.400 canais de filmes, séries de TV, jogos e músicas, o premiado serviço da companhia árabe não o deixará entediado durante a viagem. Batizado como ICE (abreviação de Informação, Comunicação e Entretenimento), o sistema possui ferramentas para a utilização de telefonia por satélite, SMS e e-mail, além de exibir notícias principais da BBC ao vivo. A ferramenta também permite a visualização de um mapa móvel com vista aérea e câmeras externas para uma visão panorâmica da viagem. O passageiro pode optar por voar em suítes privativas, disponíveis em voos operados por aeronaves modelo Airbus A 380, Airbus A340-500 e na maioria das aeronaves Boeing 777, que ainda não estão em operação nas rotas do Brasil. As cabines são munidas de minibar pessoal, iluminação ambiente ajustável, penteadeira, espelho, guarda-roupa e divisória privativa para as suítes centrais.<br /> <br /> <br /> <strong>Quanto custa:</strong> a passagem entre São Paulo e Dubai (ida e volta) custa a partir de R$ 32.318 <strong>Emirates</strong> Entretenimento é a palavra de ordem na primeira classe da Emirates. Com 1.400 canais de filmes, séries de TV, jogos e músicas, o premiado serviço da companhia árabe não o deixará entediado durante a viagem. Batizado como ICE (abreviação de Informação, Comunicação e Entretenimento), o sistema possui ferramentas para a utilização de telefonia por satélite, SMS e e-mail, além de exibir notícias principais da BBC ao vivo. A ferramenta também permite a visualização de um mapa móvel com vista aérea e câmeras externas para uma visão panorâmica da viagem. O passageiro pode optar por voar em suítes privativas, disponíveis em voos operados por aeronaves modelo Airbus A 380, Airbus A340-500 e na maioria das aeronaves Boeing 777, que ainda não estão em operação nas rotas do Brasil. As cabines são munidas de minibar pessoal, iluminação ambiente ajustável, penteadeira, espelho, guarda-roupa e divisória privativa para as suítes centrais.<br /> <br /> <br /> <strong>Quanto custa:</strong> a passagem entre São Paulo e Dubai (ida e volta) custa a partir de R$ 32.318](https://gutenberg.viagemeturismo.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/cabineprimeiraclasse2.jpeg?quality=90&strip=info&w=817&w=636)
Quanto custa: a passagem entre São Paulo e Dubai (ida e volta) custa a partir de R$ 32.318 (Divulgação)
![<strong>Etihad Airways</strong> Atual vencedor do World Travel Awards, o serviço de primeira classe da companhia árabe Etihad Airways, batizado de Diamond, começa em casa: um motorista exclusivo, a bordo de uma limusine, busca o viajante em sua residência e o deixa no aeroporto. Já no terminal, o check-in acontece em um ambiente restrito. A poltrona do serviço Diamond tem cerca de 60 centímetros de largura e é reclinável – pode se transformar em uma cama de 2 metros de comprimento. Se quiser fazer a refeição acompanhado, o viajante que voa de primeira classe pode solicitar uma "transformação" no ambiente, que terá uma mesa para duas pessoas.<br /> <br /> <br /> <strong>Quanto custa:</strong> o trecho entre São Paulo e Abu Dhabi (Ida e volta), tem tarifas a partir de US$ 15.414. <strong>Etihad Airways</strong> Atual vencedor do World Travel Awards, o serviço de primeira classe da companhia árabe Etihad Airways, batizado de Diamond, começa em casa: um motorista exclusivo, a bordo de uma limusine, busca o viajante em sua residência e o deixa no aeroporto. Já no terminal, o check-in acontece em um ambiente restrito. A poltrona do serviço Diamond tem cerca de 60 centímetros de largura e é reclinável – pode se transformar em uma cama de 2 metros de comprimento. Se quiser fazer a refeição acompanhado, o viajante que voa de primeira classe pode solicitar uma "transformação" no ambiente, que terá uma mesa para duas pessoas.<br /> <br /> <br /> <strong>Quanto custa:</strong> o trecho entre São Paulo e Abu Dhabi (Ida e volta), tem tarifas a partir de US$ 15.414.](https://gutenberg.viagemeturismo.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/10/etihad_-_diamond_first_class.jpeg?quality=90&strip=info&w=920&w=636)
Quanto custa: o trecho entre São Paulo e Abu Dhabi (Ida e volta), tem tarifas a partir de US$ 15.414. (Divulgação)
Viajar de avião pode levá-lo do céu ao inferno em poucos segundos. Lanches e refeições sem gosto, os assentos apertados, disputas acirradas pelos bagageiros, malabarismos para alcançar o banheiro e os famigerados talheres de plástico são alguns dos incômodos sofridos durante os voos.
Agora imagine ter poltronas com quase dois metros de comprimento e que reclinam 180 graus? Menus à la carte elaborados por chefs renomados? Ou até mesmo uma suíte individual com serviço personalizado durante todo o voo? Gostou, não é? Mas todo esse luxo, desfrutado nas cabines de primeira classe dos aviões, custa caro: uma passagem de ida e volta, no trecho de Nova York para São Paulo, por exemplo, não sai por menos de R$ 9 mil reais!
Se você tem vontade de saber como as grandes companhias aéreas do mundo tratam os seus clientes VIP, confira a galeria acima. E, se tiver cacife, desfrute deste comodismo que só o dinheiro pode comprar.
Leia mais:
10 hotéis mais luxuosos de São Paulo
Etihad Airways começa a voar no Brasil em junho de 2013
Miami: grifes, luxo e badalação