Continua após publicidade

São João de Campina Grande faz homenagem a Luiz Gonzaga

Artistas regionais e nacionais, grupos folclóricos, quadrilhas juninas e trios de forró em Campina Grande

Por Natascha Perin
Atualizado em 25 nov 2021, 13h09 - Publicado em 8 Maio 2012, 18h50

Entre os dias 1º de junho e 1º de julho, a ordem é arrastar o pé na Festa Junina de Campina Grande, cidade paraibana que ostenta a fama de maior São João do mundo. A edição, com mais de mil horas de forró, vai homenagear o centenário de Luiz Gonzaga, considerado o Rei do Baião.

Em meio ao cenário com bandeirinhas coloridas, uma fogueira gigante de 18 metros de altura e uma réplica da Catedral Nossa Senhora da Conceição, apresentações de artistas regionais e nacionais, grupos folclóricos e shows pirotécnicos prometem animar dois milhões de pessoas esperadas no Parque do Povo, uma área de 42,5 mil metros quadrados que foi totalmente reformada para receber a festa.

A abertura do evento ficará por conta do compositor paraibano Flávio José, do grupo forró pé-de-serra Os 3 do Nordeste e do cantor Capilé. Entre os destaques estão Dominguinhos, Waldonys, Elba Ramalho, Santanna, Zé Ramalho e Garota Safada. Os artistas e 150 trios de forró se dividirão entre o palco principal e outros três espaços: Ilhas Seu Vavá, Zé Bezerra e Zé Lagoa. A programação completa será divulgada no dia 15 de maio.

Como manda a tradição, nenhum arraiá é completo se não tiver as quadrilhas juninas. Em Campina Grande, grupos se apresentam todas as noites, na Pirâmide Jackson do Pandeiro, e disputam um concurso que vai eleger a melhor dança de São João.

No Recanto da Poesia – Espaço Manoel Monteiro haverá shows do projeto Cantoria de Viola no São João, além das exposições dos Cordéis de Manoel Monteiro. Já no Recanto dos Santos Juninos, a Diocese da cidade vai exibir a história dos santos que fazem parte das comemorações de junho. No espaço Cantoria de Viola no São João, consagrados repentistas apresentam poesias, rimas e manifestações culturais do Nordeste.

Continua após a publicidade

Que tal fazer uma pausa para saborear os quitutes e repor as energias? Cerca de 150 barracas e 98 quiosques servirão comidinhas típicas de festa junina, como quentão, vinho quente, mungunzá, bolo de milho e outras delícias. Aproveite para comprar produtos artesanais da região no espaço Vila Nova da Rainha, vilarejo cênico que tem o nome originário da cidade.

Além dos shows e exposições, o evento terá o passeio temático Expresso Forrozeiro. Um trem partirá da Estação Ferroviária rumo ao distrito de Galante nos dias 8, 9, 10, 16, 17, 22, 23, 24 e 30 de junho. O percurso de 3 horas (ida e volta) será animado por trios de forró que embarcam em cada vagão.

SÃO JOÃO NOS DISTRITOS DE GALANTE E SÃO JOSÉ DA MATA

Em 2012, o São João de Campina Grande se estende para os distritos de Galante e São João da Mata, onde grupos de forró fazem shows em palcos instalados na região. A festa acontece todos os finais de semana de junho, a partir do dia 9, às 10h .

São João de Campina Grande

Quando: de 1º de junho a 1º de julho

Continua após a publicidade

Onde: Parque do Povo

Quanto: grátis

Mais informações: www.saojoaoemcampina.com.br

LEIA MAIS: 

Festas Juninas 2012 – Os quitutes deliciosos da época e as maiores festas juninas do Brasil em Caruaru, João Pessoa, Campina Grande, São Luís, Mossoró e muito mais!

Continua após a publicidade

Festa do Divino 2012 – Pirenópolis (Goiás), Alcântara (Maranhã) e Paraty (Rio de Janeiro) até 27 de maio

12 Presentes que a sua mãe merece – Dia das Mães em 13 de maio

Feriado de Corpus Christi 2012 – Especial com sugestões de destinos, pacotes de viagem e notícias para o feriadão de 7 de junho

Férias de Julho 2012 – Confira pacotes de viagem no Brasil e no exterior, roteiros para viajar de carro e destinos para curtir o frio da estação

Publicidade
Publicidade