A lista divulgada pela plataforma aponta as cidades mais populares (Tóquio, Paris e Osaka são as três primeiras), os destinos tendência (Gangneung, na Coréia do Sul, encabeça a lista, devido às Olimpíadas de Inverno, que acontecem por lá em fevereiro), as experiências mais populares (gastronomia está em primeiro lugar, seguida por natureza e música) e as hospedagens mais inusitadas que têm caído no gosto dos viajantes.
No que diz respeito às chamadas “casas tendência”, o Airbnb aponta um aumento nas reservas de cabanas na mata, ryokans, yurts e motorhomes. A VT selecionou opções não-tradicionais que podem ser alugadas pela plataforma, em diversos locais do mundo. Confira:
Cabanas na mata
No Airbnb, as cabanas na mata tiveram um aumento de mais de 700% nas reservas. Geralmente rústicas e isoladas, são ótimas hospedagens para quem quer entrar em contato com a natureza e aproveitar também o lado menos cosmopolita dos destinos.
A cabana fica em um pequeno vilarejo do país, localizado a cerca de 260 km da capital, Reykjavik. O lugar pode ser uma ótima base para visitar a área preservada de Skaftafell, a 69km, e o lago glacial Jokulsarlon, a 57km e, se a foto acima, enviada por um hóspede, estiver correta, a cabana também é ideal para se ver a Aurora Boreal. (Reprodução/Reprodução)
A cabana, quase toda feita de madeira, foi originalmente construída em 1850, em Valdres, para ser um estábulo. Depois, foi levada para Oslo, próxima à floresta de Nordmarka, onde foi reformada para se tornar uma moradia. (Reprodução/Reprodução)
Este “cogumelo geodésico” está localizado em Aptos, 1h30 ao sul de San Francisco, e fica em uma área com mais de 400 beija-flores (Reprodução/Reprodução)
Ryokans
As ryokans, com seus chãos de tatame e almofadas, possibilitam uma experiência de hospedagem bastante próxima da tradicional japonesa. Esse tipo de casa cresceu 600% em reservas no Airbnb.
Construída na Era Meiji, a hospedagem fica próxima a diversos pontos bastante procurados pelos turistas, como o altar de Hikawa e o Toki-No-Kane (ou Sino dos Tempos). Na cidade é realizado, ainda, o Festival Hikawa de Kawagoe, um dos exemplos representativos dos festivais de andores Yama, Hoko e Yaitai no Japão, que integram a lista dos Patrimônios Culturais Imateriais da Humanidade da Unesco. (Reprodução/Reprodução)
O ryokan fica próximo aos rios Kamo e Takasegawa, esse último um dos melhores pontos para ver as cerejeiras de Kyoto. (Reprodução/Reprodução)
Yurt
O Yurt, do turco, ou Ger, do mongol, é uma tenda portátil de estrutura circular, que surgiu com as habitações utilizadas por nômades da Ásia Central por séculos e agora tem sido modernizada. O yurt pode ser montado em diversos ambientes, inclusive em meio à natureza. No Airbnb, a reserva desse tipo de moradia cresceu 155%.
O yurt fica na região de Altes Land, a oeste de Hamburgo, conhecida como uma das áreas de maior produção de frutas do norte da Europa (Reprodução/Divulgação)
O yurt fica na área rural de Chlum, pequeno vilarejo na República Tcheca, em uma clareira cheia de árvores frutíferas. O vilarejo está a 1h30 ao norte de Praga. (Reprodução/Reprodução)
O condado de Kent está a cerca de uma hora de trem de Londres (Reprodução/Reprodução)
Continua após a publicidade
Motorhomes
Motorhome é uma van ou outro veículo motorizado adaptado para moradia, que pode tanto ser permanente quanto utilizado para road-trips. A procura por motorhomes cresceu 133% no Airbnb.