A lista divulgada pela plataforma aponta as cidades mais populares (Tóquio, Paris e Osaka são as três primeiras), os destinos tendência (Gangneung, na Coréia do Sul, encabeça a lista, devido às Olimpíadas de Inverno, que acontecem por lá em fevereiro), as experiências mais populares (gastronomia está em primeiro lugar, seguida por natureza e música) e as hospedagens mais inusitadas que têm caído no gosto dos viajantes.
No que diz respeito às chamadas “casas tendência”, o Airbnb aponta um aumento nas reservas de cabanas na mata, ryokans, yurts e motorhomes. A VT selecionou opções não-tradicionais que podem ser alugadas pela plataforma, em diversos locais do mundo. Confira:
Cabanas na mata
No Airbnb, as cabanas na mata tiveram um aumento de mais de 700% nas reservas. Geralmente rústicas e isoladas, são ótimas hospedagens para quem quer entrar em contato com a natureza e aproveitar também o lado menos cosmopolita dos destinos.
As ryokans, com seus chãos de tatame e almofadas, possibilitam uma experiência de hospedagem bastante próxima da tradicional japonesa. Esse tipo de casa cresceu 600% em reservas no Airbnb.
O Yurt, do turco, ou Ger, do mongol, é uma tenda portátil de estrutura circular, que surgiu com as habitações utilizadas por nômades da Ásia Central por séculos e agora tem sido modernizada. O yurt pode ser montado em diversos ambientes, inclusive em meio à natureza. No Airbnb, a reserva desse tipo de moradia cresceu 155%.
Motorhome é uma van ou outro veículo motorizado adaptado para moradia, que pode tanto ser permanente quanto utilizado para road-trips. A procura por motorhomes cresceu 133% no Airbnb.