Continua após publicidade

Ativistas jogam sopa de tomate em quadro de Van Gogh, em Londres

Ação foi feita por grupo que pede o fim do uso de combustíveis fósseis. A obra passa bem

Por Bárbara Ligero
Atualizado em 14 out 2022, 14h49 - Publicado em 14 out 2022, 12h34
Sopa de tomate, Girassóis, National Galley, Londres, Reino Unido
Após jogarem sopa de tomate, ativistas colaram as próprias mãos na parede. (Just Stop Oil/Twitter/Reprodução)
Continua após publicidade

O quadro “Girassóis” do pintor holandês Vincent Van Gogh foi alvo de um ataque na National Gallery, em Londres, na sexta-feira (14). A ação foi feita por duas ativistas do grupo Just Stop Oil, que jogaram sopa de tomate na obra de arte como forma de pressionar o governo do Reino Unido a decretar o fim do uso de combustíveis fósseis. Nas imagens divulgadas pelo próprio grupo, é possível ver as jovens abrindo uma lata de sopa, arremessando o líquido contra a pintura e depois passando cola nas próprias mãos para se “grudarem” na parede.

Em postagem feita pelo Twitter, o Just Stop Oil escreveu: “Impeçam os apoiadores do óleo de escolher a arte acima da vida. A criatividade e o brilho humano estão em exibição nessa galeria, mas nossa herança está sendo destruída pelo fracasso de nosso governo em agir sobre a crise climática e o custo da vida”.

O quadro, avaliado em quase US$ 100 milhões, é protegido por um vidro e está exposto na National Gallery desde 1889. Em maio, um visitante arremessou um bolo na Mona Lisa, no Museu do Louvre, em Paris. Ao ser retirado do local, o homem gritou: “pensem na Terra. Há pessoas que estão destruindo o planeta”. A pintura de Leonardo da Vinci também não sofreu danos por estar protegida por um vidro.

Continua após a publicidade

“Girassóis” é uma das obras mais importantes de Van Gogh, junto com “Lírios”, “Autorretrato”, “O quarto em Arles” e “A Noite Estrelada”. Esse último está exposto no MoMA, em Nova York. Veja conde encontrar quadros de Van Gogh fora da Europa.

Compartilhe essa matéria via:

 

Continua após a publicidade

 

 

Publicidade