Noruega libera entrada de brasileiros sem quarentena
Até então, o país exigia isolamento de dez dias para todos os turistas não europeus; veja novas regras

Durante boa parte da pandemia, a Noruega exigiu isolamento de dez dias para todos os turistas não europeus. A regra foi retirada no dia 26 de janeiro, quando esses viajantes passaram a poder ingressar no país sem necessidade de quarentena. Os brasileiros não precisam de visto para entrar na Noruega, mas deverão cumprir os requisitos a seguir:
- Os viajantes com 16 anos ou mais devem preencher um formulário no máximo 72 horas antes da chegada à Noruega;
- Os viajantes maiores de 18 anos devem apresentar resultado negativo para um teste de Covid-19 feito até 24 horas antes do embarque;
- Todos os viajantes, independente da idade, devem realizar um novo teste de Covid-19 na chegada à Noruega, que oferece o serviço gratuitamente nos principais aeroportos.
A Embaixada Real da Noruega em Brasília esclareceu, em comunicado, que os testes de Covid-19 são exigidos porque a Noruega não reconhece o certificado de vacinação brasileiro, apenas o certificado de vacinação da União Europeia. O site do turismo da Noruega acrescenta que, caso seja diagnosticada uma infecção por coronavírus, o viajante deverá cumprir quarentena por pelo menos seis dias.
Outro ponto de atenção é que os centros de testagem em aeroportos não cobram pela realização dos exames apenas quando o viajante acabou de chegar à Noruega. Isso significa que é necessário pagar para fazer o teste de Covid-19 antes de voltar para o Brasil, conforme exige a Anvisa.