Pense em marcas de bens de consumo cujas robustez, confiabilidade e discrição sejam suas principais características. Ou em tenistas de jogo elegante e movimentos precisos. Ou talvez numa terra que preza o bem estar social e o respeito à natureza. Essa é a Suécia, o maior dos países da Escandinávia.
Eles inventaram o ABBA e o Roxette, os móveis da IKEA e os carros Volvo. Daqui saíram musas do cinema como Ingrid Bergman e Greta Garbo, gênios como o cineasta Ingmar Bergman e as decisões sobre os laureados com o Prêmio Nobel.
Eles adoram pratos com pão, batatas e peixes, como salmão defumado e arenque, além do indefectível köttbullar, as almôndegas de carne. Eles amam o futebol tanto quanto nós, mas são estrelas de esqui, handebol e hóquei no gelo que são destaque nos jornais. Quando o país conquistou o ouro no torneio de hóquei dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2006, a geração de Mats Sundin, Peter Forsberg e Nicklas Lidstrom fez a Suécia inteira parar.
Estes grandalhões são descendentes dos vikings que exploraram todo o Báltico, alcançando terras tão longínquas como Belarus, Ucrânia e Turquia. Estes homens eram conhecidos como Rus e as estepes por eles trilhadas viriam a ser conhecidas como Rússia – um atestado de sua alma empreendedora.
Para conhecer esse lindo país, nada como começar pelo labirinto de ilhas de Estocolmo, capital da Suécia, com seus fantásticos museus e o histórico bairro de Gamla Stan.
Depois, rume para Gotemburgo e seu ar cosmopolita, onde você encontrará o parque Liseberg. Com mais tempo, vá para a movimentada Malmö e, caso esteja por aqui no inverno, cruze o círculo polar ártico e conheça o povo nativo sami em Jukkasjärvi.
Não há voos diretos entre o Brasil e a Suécia. As principais portas de entrada para o país são os aeroportos de Gotemburgo e Estocolmo (Arlanda), conectados com boa parte das maiores cidades da Europa. Por via marítima, o país é acessível a partir de Finlândia, Dinamarca, Alemanha, Noruega e Estônia. Trens e ônibus são outra boa opção.